Bahia ganhará 19 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias que atenderão a 65 municípios
Durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, ocorrida nesta terça–feira (13), no Centro de Convenções em Salvador, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o estado ganhará 19 laboratórios regionais de Próteses Dentárias. O anúncio ocorreu durante o encontro que discutiu a implantação de políticas públicas e ampliação do financiamento no setor.
As unidades laboratoriais atenderão a população de 65 municípios e pretendem zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza. Os serviços receberão um custeio anual de mais de R$4 milhões para a produção de cerca de 40 mil próteses por ano. Na Bahia, existem hoje 44 laboratórios em funcionamento. Estes serviços já existentes continuarão a realizar atendimentos e terão sua produção potencializada com cursos de capacitação.
Alexandre Padilha ainda assinou a portaria ministerial que estabelece o recurso anual de cerca de R$4 milhões que será incorporado ao limite financeiro anual de média e alta complexidade da Bahia.
O evento contou com as participações do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), além de outras autoridades.
Zé Neto ressaltou a importância da fala do ministro Alexandre Padilha, quando o mesmo saiu em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que vai buscar formas de financiamento para a emenda 29 - que consiste na regulamentação de mais recursos federais para a saúde, desde o ano de 2003.
“ Essa emenda é a mais importante bandeira da nossa saúde nas últimas décadas”, destacou o líder do Governo.
O ministro também anunciou a entrega de televisores para conselhos municipais de saúde de 80 cidades do estado, com o intuito de potencializar a inclusão digital dos conselhos.
Confira as fotos da conferência aqui.