Deputados, autoridades e políticos da região estiveram juntos do povo do sudoeste participando da segunda edição da Assembleia Itinerante
Cerca de duas mil pessoas acompanharam as sessões realizadas pelo Legislativo estadual em Vitória da Conquista, na segunda etapa do programa Assembleia Itinerante, iniciado em 16 de junho em Feira de Santana.
O presidente da Casa, Marcelo Nilo, considerou como um sucesso absoluto a discussão qualificada sobre as carências da cidade e da região sudoeste, apontadas nos importantes debates que marcaram os trabalhos. Destacou ainda a presença de 39 deputados estaduais, número suficiente para votação até de projetos de emenda constitucional, caso houvesse na pauta dos trabalhos alguma proposta nesse sentido.
Na opinião do presidente, levar a Assembleia para, no local, averiguar quais os anseios das populações interioranas oxigena o parlamento estadual e oferece para os representantes do povo informações fidedignas daqueles que representam.
Marcelo Nilo informou ainda que essa programação se tornou possível por contar com o apoio de todos os deputados estaduais, sendo aprovada a transferência do parlamento para o interior por unanimidade do plenário da Casa. Para o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), esse tipo de ação aberta e republicana só seria possível numa administração plural como a do governador Jaques Wagner e da gestão de Marcelo Nilo na Assembleia Legislativa. Ele se declarou feliz por poder prestar diretamente contas para a população de tudo o que está acontecendo na Bahia e no país. O pedetista Euclides Fernandes também ficou feliz com o saldo dos trabalhos, mas pretende apresentar à Casa uma sugestão para tornar ainda mais efetiva a presença da Assembleia no interior. Ele entende que é possível se estabelecer com antecedência mecanismo capaz de permitir a votação de projetos relacionados com a região em que os trabalhos estejam acontecendo, em especial projetos de iniciativa parlamentar.
As deputadas Maria del Carmen (PT) e Ivana Bastos (PMDB) também discursaram defendendo a interiorização dos trabalhos do Legislativo, tendo feito a petista um forte discurso em defesa da administração do governador Jaques Wagner, que proporcionou à Bahia um clima de liberdade – que se reflete diretamente no cotidiano da Assembleia, ensejando até a execução dessa programação pioneira. Ivana Bastos, que tem bases na região de Guanambi, também considera indispensável essa proximidade direta dos parlamentares com a população, extrapolando os canais habituais que a distância de Salvador limita.
AGRADECIMENTO
Antes de encerrar os trabalhos ordinários (houve uma sessão especial em seguida), o presidente Marcelo Nilo agradeceu a presença de todos os deputados, prefeitos, vereadores do sudoeste, juízes de direito, dirigentes de órgãos estaduais, presidentes de partidos, autoridades municipais e dos representantes da sociedade civil. Destacou a presença do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, vice-presidente do TRE, do desembargador Josevandro Souza Andrade, corregedor do TRE, do ex-presidente da Assembleia Legislativa Clóvis Ferraz e do ex-reitor Abel Rebouças, entre muitas outras personalidades presentes.
Agradeceu ainda de forma especial o apoio recebido do prefeito Guilherme Menezes, do professor Joseval de Souza Andrade, mantenedor da Fainor, do reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto dos Santos, do vice-reitor dessa instituição de ensino superior, professor José Luiz Rech, e do seu diretor de Comunicação, professor Francis José.
Clique aqui e confira mais fotos.