"Essa é a nossa tarefa, contem comigo. Estou mais do que nunca com vocês," declarou Zé Neto
A Câmara de Vereadores de Feira de Santana realizou nesta sexta-feira (16) uma audiência pública para discutir a situação dos produtores avícolas frente à BRF Brasil Foods. A empresa foi criada com a fusão das empresas alimentícias Perdigão e Sadia.
De iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, a audiência contou com a participação de autoridades como o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALBA), Zé Neto (PT); o vereador e presidente da citada comissão Marialvo Barreto (PT); diretor do sindicato de Agricultura do Distrito Federal e da Associação Avícola do Planalto Central, Fernando Cesar Ribeiro; presidente da Câmara de São Gonçalo dos Campos, Gonçalo Raimundo Alves de Oliveira; presidente da Associação dos Produtores Integrados em Avicultura do Estado da Bahia, Benedito Antônio Batista e coordenador regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Aurino Soares de Melo Junior.
O vereador Marialvo Barreto apontou os problemas entre os criadores de frango e a empresa e afirmou que encaminhará um relatório sobre a discussão da audiência pública para a promotora que cuida das questões de Direito do Consumidor e Relações Humanas para analisar melhor a situação, já que não houve presença de representantes da BRF na audiência.
O deputado José Neto afirmou que a Adab não é só o comando da fiscalização, mas o comando do diálogo, demonstrando que o tempo da fiscalização deve estar aliado com o tempo da construção. Zé Neto ainda comentou que esteve recente conversando com o Guto da Gujão alimentos sobre cadeia produtiva. Segundo Zé Neto, acima de tudo, deve haver qualidade de produção e falou sobre a câmara técnica do frango. “Nós estamos construindo o caminho para que na Bahia, para que os pequenos abatedouros tenham os abatedouros coletivos que inicialmente são cinco. A câmara técnica do frango é uma construção para que coloquemos os grandes e pequenos produtores na mesma mesa de discussão para que todos se beneficiem. Nós fizemos um grande esforço no estado para fazer com que a câmara técnica funcionasse já está funcionando,” contou Zé Neto.
Segundo Zé Neto, a Bahia é o estado que mais cresce em consumo de produtos agrícolas e precisa de ainda mais ações para que o estado não precise buscar fora um produto que é produzido aqui.
Zé Neto ainda se propôs a buscar ajuda, junto ao Governo do Estado, seja petição de financiamento, conversa com o secretário de agricultura, buscar conseguir recursos do DesenBahia ou outros meios para que tenha solução dos problemas apresentados na audiência.
O parlamentar encerrou sua fala ratificando seu interesse em contribuir para o desenvolvimento agrícola da região. “Essa é a nossa tarefa, contem comigo. Estou mais do que nunca com vocês. Acho que temos que entender o mercado também a partir do que nós podemos produzir associativamente. Tenham coragem. Tem recursos do BNDES, do Desenbahia, do Banco do Nordeste e tem mercado para a gente meter a cara. Nós não somos mais tão pequenos,” garantiu.
Confira as fotos aqui.