O senador Walter Pinheiro, os secretários de Estado Cézar Lisboa (Serin) e Robinson Almeida (Secom), o chefe de Gabinete da Seagri, Jairo Carneiro, e o vereador feirense, Ângelo Almeida, marcaram presença e brilharam no evento que reuniu companheiros de várias cidades baianas
Com o objetivo de pensar o próximo pleito eleitoral em conjunto e em diálogo direto com lideranças políticas, o Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT) reuniu-se com companheiros de mais de 30 cidades durante uma Reunião de Trabalho, neste domingo (18), na Chácara da Luta, em Feira de Santana.
O evento - que buscou avançar no debate a respeito do projeto político que mudou a cara da Bahia e do Brasil - contou com a presença de autoridades políticas a exemplo do senador da República, Walter Pinheiro (PT); do secretário Estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa; do secretário de Comunicação do Governo do Estado, Robinson Almeida; do chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e representante da ex-deputada estadual Eliana Boaventura (PP), Jairo Carneiro; e do vereador feirense, Ângelo Almeida (PT), que brilharam com em suas apresentações. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais e de classe também marcaram presença.
Pinheiro falou a respeito do panorama nacional e regional com foco nas mudanças possíveis graças ao projeto iniciado no Brasil pelo ex-presidente Lula e na Bahia pelo atual governador reeleito, Jaques Wagner. "É da esfera pública o dever de cuidar do povo e de seus interesses e não nos esquivamos disso. Não há nada mais revolucionário de que nosso projeto de educação. A revolução do acesso à água, à luz, ao alimento, à vida. É nessa revolução que, só no Governo Lula, tirou mais de 25 milhões de brasileiros da miséria, que estramos trabalhando", apontou o senador, sendo calorosamente aplaudido.
Já o secretário Estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa discutiu relações de governo e a conjuntura política sob a perspectiva do Estado. Ao apontar as metas para 2012 - fazer o partido crescer em número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos -, Lisboa aproveitou para frisar que "a disputa de 2012 é no campo ideológico com base em ações e projetos a fim de dar continuidade ao plano político atual preservando as alianças e mantendo a base unida".
Robinson Almeida - que colocou em pauta a conjuntura para as Eleições 2012 sob o viés da comunicação - relembrou que é o povo quem mantém viva a energia da política e legitima o projeto político. “Temos que ter humildade na condução das coisas e a maior conquista da vitória é caminhar ao lado do povo dialogando", disse.
Há mais de 20 anos na política, Jairo Carneiro pôde traçar um paralelo entre as ações do passado e do presente enfatizando os trabalhos do atual Governo em prol da diminuição das desigualdades sociais.
Proponente da reunião, Zé Neto, que é atual líder da Bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, exaltou o papel do Partido dos Trabalhadores no desenvolvimento social no Brasil e na Bahia graças a ações de inclusão sócio-produtivas, na valorização das regionalidades e na distribuição de renda, por exemplo. Sobre o próximo pleito, Zé Neto disse que "o PT tem o mais importante para começar mais uma boa caminhada: unidade dentro de casa".
Para Jairo Carneiro, "Zé Neto é uma brilhante estrela no firmamento da política de Feira de Santana", importante cidade baiana principalmente do ponto de vista da logística. “Queremos um novo relógio marcando um novo tempo para Feira de Santana e, ampliando os arcos de aliança, Feira será cada vez melhor”, avaliou Jairo.
Ainda exaltando a posição geograficamente privilegiada de Feira de Santana – que completou neste domingo 178 anos de emancipação política [confira homenagem de Zé Neto] - o senador Walter Pinheiro disse que projetar o futuro desta cidade diz respeito a todo o Estado. “Feira tem um papel decisivo na Bahia e esse projeto não pode abrir mão de disputar municípios importantes como este”, disse.
“Zé Neto está de parabéns pela realização desta plenária. A vinda de companheiros de diversos municípios baianos para debaterem temas importantes das suas regiões demonstram o compromisso do deputado com suas bases", disse o vereador Ângelo Almeida, ao frisar que "o fortalecimento das ações de políticas públicas para Feira de Santana, sem dúvida, serão ampliadas com a vitória do PT em 2012 e com avanços do nosso projeto, que são os mesmos de Lula, Dilma e do nosso Governador Jaques Wagner”.
Ao avaliar o teor da reunião – onde também foram apresentados aspectos gerais sobre prazos e propaganda eleitoral-, a vice-prefeita de Pedrão, Neide Sales (PT), parabenizou a Zé Neto pela iniciativa. “Essa reunião de trabalho e orientações institucionais é uma espécie de injeção de ânimo. Sabemos que temos muito para fazer, mas é inegável que muito avançamos. E que bom poder contar com o apoio de Zé Neto na luta por transformações", pontuou.
Quem compareceu pôde esclarecer suas dúvidas. “Muito importante estar aqui planejando, pensando. Esse é um mandato presente e que nos ajuda a fazer acontecer”, disse professor Edenilson Bispo, de Camacan. Não faltou quem concordasse com a afirmação do educador. “Uma iniciativa louvável. Assim a gente pode agir com os pés no chão, com instruções, dentro da legalidade, preparados para a luta”, concluiu Ana Paula Machado, Agente de Combate à Endemias de Salvador.
Municípios presentes: Pau Brasil, Pedrão, Inhambupe, Salvador, Tanquinho, Nova Fátima, Jiquiriça, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo, Coité, Feira de Santana, Retirolândia, Anguera, Lapão, Barreiras, Capela do Alto Alegre, Amélia Rodrigues, Saubara, João Dourado, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Caetité, Quijingue, Crisópolis, Serrinha, Camacan, Santanópolis, Ibitiara, Itaberaba, Jussari, Nova Soure.
Clique aqui e confira as fotos do evento.