Por ter se destacado através de seu saber e atuação em prol das causas sociais e do melhor entendimento entre os povos, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã desta terça-feira (20), no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, o título ‘doutor honoris causa’.
O governador Jaques Wagner, a primeira-dama, Fátima Mendonça, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram juntos à solenidade, aberta pela reitora Dora Leal Rosa.
Em seu pronunciamento, referindo-se a Lula, Wagner disse: "Durante a sua trajetória, o senhor promoveu a valorização da mais nobre das atividades humanas, a política. Depois de tanto desencantamento do povo, o senhor conseguiu engrandecer a política. Ela que comanda, dentro da democracia, o destino de um povo e de um país. Parabéns ao senhor, doutor honoris causa, Luiz Inácio Lula da Silva."
Wagner destacou, ainda, as lutas do ex-presidente pelas Diretas Já, pela democracia e justiça social. Ainda em seu discurso, o governador lembrou a contribuição decisiva de Lula por ter inserido o Brasil no cenário internacional. "Sei o quanto de felicidade interior o senhor carrrega depois de oito anos na Presidência, e sei também a felicidade que o senhor carrega por tudo que fez por nosso povo. Além de tudo isso, pela sua liderança inquestionável, Lula ajudou a eleger a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rouseff."
A outorga do título foi definida pelo Conselho Universitário da instituição em 30 de outubro de 2002, atendendo à proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.