Foi apresentado na manhã desta terça – feira (20) na Assembleia Legislativa da Bahia, na sala da Comissão de Agricultura e Política Rural, o projeto para a construção do Laboratório de Controle de Qualidade do Leite que será construído no município de Itapetinga, localizado no centro-sul do estado da Bahia.
A sessão, presidida pelo deputado estadual Timóteo Brito (PT), contou com as contribuições do líder do Governo da Maioria na ALBA, Zé Neto (PT), que há muito acompanha as discussões a respeito do setor tendo ajudado a traçar os caminhos para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite na Bahia.
Laboratório
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) apresentou o planejamento do Laboratório do Leite a ser construído no campus. O credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) ocorreu em janeiro de 2010.
A estrutura do laboratório foi mostrada, durante a apresentação e será de aproximadamente 240 m2 .A viabilização dos fundos serão feitos através de uma parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNB) no valor de R$ 1.797.839,25.
“Precisamos avançar nesta área com um laboratório de qualidade para que possamos cada vez mais evoluir neste segmento. Tecnologia é necessária, principalmente aos pequenos produtores", salientou o deputado Zé Neto ao lembrar que Itapetinga tem a maior cadeia leiteira da Bahia.
Existe uma rede brasileira com 11 laboratórios de Controle da Qualidade do Leite, credenciados pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) e distribuídos de forma estratégica. Atualmente, Pernambuco é o único estado do Nordeste a possuir uma unidade.
Estiveram presentes na reunião o coordenador de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Raimundo Sampaio; o veterinário da Seagri, Luiz Miranda, dentre outras autoridades ligadas ao setor.
Homenagem: O pecuarista Coriolano Moreira de Oliveira foi homenageado na Assembleia Legislativa pelo deputado Temóteo Brito, durante a reunião. A homenagem foi prestigiada por familiares, amigos e deputados. Natural de Minas Gerais, o pecuarista veio para as terras baianas ainda na década de 1950, quando foi morar no município de Itapetinga. Mesmo jovem, já demonstrava, segundo amigos, muita disposição para o trabalho e com grande visão empresarial. Cori Moreira começou com a criação de gado para engorda, depois utilizou o crédito comercial e bancário para desenvolver sua atividade comercial. Em seguida, o pecuarista passou a transportar gado em navios entre a Bahia e Minas Gerais, substituídos posteriormente pelos caminhões boiadeiros.
Confira mais fotos aqui