Uma missão da república da Costa do Marfim esteve reunida, nesta quarta-feira (21), com o secretário de Turismo baiano em exercício, João Carlos Oliveira, para mostrar a intenção do país africano em estreitar relações com o governo baiano. O chefe do Escritório de Turismo da Costa do Marfim, Kouassi Koiame Jean Jacques, demonstrou interesse na troca de experiências no segmento de turismo. Durante a reunião na sede da Setur, o executivo anunciou a vinda do ministro do Turismo marfinense, Charles Ake Atchimou, à Bahia, em novembro.
Uma nova missão marfinense virá à Bahia para conhecer cases de produção associada ao turismo que geram emprego e renda na Bahia e roteiros de visitação nos municípios que compõem a Costa do Cacau, já que Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau. “A Bahia também é grande produtora de cacau e tem bons roteiros nesse segmento. Queremos conhecer como funciona o turismo aqui na Bahia para poder desenvolvê-lo melhor no meu país. É para isso que o ministro vem”, comentou o executivo da Costa do Marfim.
O secretário estadual do Turismo em exercício, João Carlos Oliveira, em substituição ao secretário Domingos Leonelli, que cumpre agenda na França, destacou a semelhança entre os dois países e o potencial para o intercâmbio de conhecimento entre Bahia e Costa do Marfim. “Somos semelhantes em muitos aspectos, inclusive no quesito religioso e no potencial agrícola, e a troca de experiências é muito pertinente. Vamos mostrar roteiros turísticos pelas fazendas de cacau e cidades importantes do ciclo cacaueiro na Bahia, como Ilhéus, e mostrar como se pode tirar um bom proveito desse potencial para o turismo. Também vamos apresentar os segmentos do turismo religioso e do turismo étnico-afro”, comentou Oliveira.
Também estiveram presentes no encontro o vice-cônsul da Costa do Marfim, Hernani Sá Neto, e o presidente da seção baiana da Abav, Pedro Galvão.