Programa também estimula a frequência dos pacientes às unidades de saúde, pois há a exigência do controle médico e avaliação a cada três meses
O Programa Medicamento em Casa (Medcasa), criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em 2008, com o objetivo de entregar medicamentos e insumos farmacêuticos diretamente no domicílio de pacientes hipertensos e/ ou diabéticos, alcançou esta semana 21.011 usuários beneficiados nas zonas urbana e rural de 60 municípios do Estado.
A experiência baiana do Programa Medicamento em Casa é pioneira em âmbito estadual. Para obter o benefício, o paciente deve ser referenciado pela Estratégia de Saúde da Família (PSF), que deve cobrir 40% da população do município, e ser atendido numa Unidade Saúde da Família (USF).
O programa também estimula a frequência dos pacientes às unidades de saúde, pois há a exigência do controle médico e avaliação a cada três meses. Não se trata, portanto, apenas de disponibilizar os medicamentos.
A cada remessa, o paciente recebe medicamentos para três meses de uso contínuo. Antes de vencido esse período, é previamente agendada nova consulta, quando é renovada a prescrição, o que garante a continuidade do tratamento.
Para os municípios aderirem ao Medcasa, devem assinar um termo de compromisso aprovado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Mais informações e esclarecimentos, bem como o modelo do Termo de Compromisso, devem ser solicitados através do e-mail sesab.medcasa@saude.ba.gov.br.