"A comunidade reunida estabelece um vínculo com o futuro," afirma Zé Neto.
Neste domingo (25) o distrito de Humildes realizou o seu I Encontro Cultural na praça central. O evento público contou com a parceria de 21 associações e teve 92 expositores.
Segundo a coordenadora do evento, professora Ângela Maria de Oliveira, que também é educadora social do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no distrito, o Encontro Cultural objetiva “descobrir e valorizar os talentos do município em diversas áreas como culinária, artesanato e literatura e tem por finalidade criar uma ação que estimule o turismo no distrito”.
A professora Ângela ainda contou que é desejo dos expositores culturais de Humildes futuramente formar uma cooperativa e poder exportar os produtos locais para outras partes do Brasil e até para o exterior e assim gerar renda para a população.
Os expositores comercializaram diversos produtos como artigos domésticos artesanais (‘fuxico’, pintura em tecido, arranjo de flores etc.), carrinhos de lata fabricados pela comunidade surda, livros do escritor Marcos Morais, literatura de cordel, doces em compotas, dentre outros. Além dos produtos comercializáveis, os visitantes puderam apreciar apresentações dos grupos de capoeira, samba-de-roda, bumba-mei-boi, quadrilhas juninas e banda musical.
O coordenador pedagógico do PETI Feira de Santana, Delmo de Jesus Grilo, ressaltou a importância do evento. ”A idéia deste evento é incentivar as famílias a produzir e comercializar seus produtos, podendo até exportar para outros lugares futuramente. Esperamos que esta iniciativa sirva de modelo para outras comunidades’’, declarou professor Delmo.
O deputado estadual Zé Neto (PT) participou as atividades e destacou o significado do evento.
“A comunidade reunida estabelece um vínculo com o futuro. Não há futuro sem uma comunidade reunida e, aqui em Humildes nós vemos que tem havido uma melhoria muito significativa na organização das associações. É preciso que as associações agora tenham a capacidade de elaborar os projetos para que se faça disputa dentro do poder público no município, bem como no governo do estado e no governo federal. De minha parte, vim aqui fazer esta visita, mas também dizer que estarei à disposição para fazer as intermediações que forem necessárias, a fim de que os projetos beneficiem a vida das pessoas,” declarou Zé Neto.
As atividades se encerraram ao final do dia com a realização de um bingo.
Humildes é um distrito do município de Feira de Santana, conhecido regionalmente pela Festa de São Pedro e sendo o único distrito a localizar-se fora do polígono das secas. Sua população atual é de cerca de 2.300 habitantes.
Confira aqui as fotos.