Comemorando os 50 anos da Arquidiocese de Feira de Santana, a Igreja Senhor dos Passos realizou a Novena em Festa ao Senhor dos Passos, que se encerrou neste domingo (25) e contou com a presença do líder do Governo e deputado estadual Zé Neto (PT), que foi carinhosamente saudado pelo arcebispo da Arquidiocese de Feira, Dom Itamar Vian, e toda a igreja.
Dom Itamar aproveitou a presença do deputado para agradecer ao Governo do Estado pela reforma da Paróquia, já que o deputado Zé Neto, como líder do Governo, intermediou o pedido dos fiéis.
A Igreja, que existe desde 1921, recebeu o início da primeira fase da reforma em agosto de 2010. De caráter emergencial, a primeira fase constou de melhoramentos no telhado (tanto na estrutura quanto nos ornamentos), na torre e nos pináculos. Para tal, foram investidos R$ 160 mil.
Segunda fase da reforma - Na última sexta-feira (23), o deputado Zé Neto esteve acompanhado dos dirigentes da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Elmo Vaz, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Ubiratan Cardoso, quando foi assinado o termo de liberação da segunda fase das obras, que constam da reforma da estrutura externa.
“Estamos muito felizes. Esta obra é de grande importância para este patrimônio cultural e religioso da cidade. Estamos acompanhando cada um dos avanços de perto e buscando agilizá-los dentro das possibilidades”, destaca Zé Neto.
Histórico
As negociações para a primeira fase reforma da Igreja Senhor dos Passos começaram ainda em junho do ano passado, quando o governador do estado recebeu em seu gabinete , na Governadoria, dem Salvador, por intermédio do deputado Zé Neto, o arcebispo da Arquidiocese de Feira, Don Itamar Vian; o pároco da Igreja Senhor dos Passos, padre Miguel; e Oswaldo Ottan, coordenador da Comissão de Reestruturação da Igreja e Manutenção do Patrimônio Paroquial. A reunião ainda contou com a presença da deputada federal Lídice da Mata.
Ainda em junho do ano passado, os técnicos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (SUCAB) Ricardo de Almeida e Sílvia Melo estivem na cidade para analisar documentos referentes à reestruturação da Igreja emitidos pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) a fim de viabilizar a reforma, quando ficou decidido que parte das obras teria caráter emergencial dada a situação que a Igreja se encontrava.
Confira aqui as fotos do encerramento da novena.