Neste domingo (25) alegria, cores, sons e movimentos invadiram a Praça do Fórum em Feira de Santana. É que a cidade recebeu quase 20 bandas e fanfarras de diversos municípios baianos, que participaram do 8º Torneio Intermunicipal durante a 12ª Edição do Festival de Bandas e Fanfarras de Feira.
Preservando a tradição das fanfarras, o evento, que teve início no começo da tarde e seguiu até às 20h, contou com a presença do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), que tem um mandato articulado com as fanfarras lutando por políticas públicas para o segmento, juntamente à Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e Federação Baiana de Fanfarras (FBF).
Nesta terceira fase classificatória, os participantes receberão certificado e os vencedores do concurso foram premiados com troféus. Foram julgados critérios como aspecto musical, apresentação, evolução, figurino, baliza, regente, MOR, pelotão físico, pelotão coreográfico e estandarte.
Para Zé Neto - autor do Projeto de Lei nº 18.677/2010, que institui o dia 28 de novembro como o Dia Estadual das Fanfarras - as projeções positivas das fanfarras é de uma relevância social e cultural sem precedentes. “As fanfarras têm o papel muito importante de agregar jovens, afastando-os dos sons das drogas, da situação de risco social. Por essas e outras o incentivo a esta manifestação cultural é de suma importância”, avalia.
Confira o resultado oficial
Grupo Musical com Evolução: Por nível de acesso, foram campeãs: FANKEP (Salvador - 1º lugar), FAMAC (Aracatu - 2º lugar) e FAMUIN (Inhambupe - 3º lugar). No nível 1 foi vencedora a RENOVAÇÃO (Salvador - 1º lugar); No nível 2 BANDLI (Brumado - 1º lugar), FANSEDES (Serrinha - 2º lugar), SERRAVALE (Salvador - 3º lugar). No nível 3 desta modalidade, o primeiro lugar ficou com a Fanfarra Paulo XI, de Juazeiro.
Grupo Musical sem Evolução: No nível de acesso, a FAMASTER da cidade de Ruy Barbosa ficou em 1º lugar. Competindo no nível 1, a FAMUCF, de Conceição da Feira, e a FANCOMN, de Salvador, ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente. Disputando no nível 2, a FAMUAN, de Feira de Santana, ficou em 1º lugar, a CEEP, de Ilhéus, ficou com a 2ª colocação, a FANMUF, de Salvador, ficou na 3ª colocação e a FAMUPI, também da capital, em 4º lugar. No nível 3, a INTERATIVA, de Salvador, conquistou o 1º lugar. Já no nível 4, a FANSAJ, de Santo Amaro, saiu vencedora.
Por problemas de ordem técnica, a fanfarra FAMITA, da cidade de Madre de Deus, foi desclassificada. As fanfarras FAMEM (Santo Estevão), FANESB (Cansanção) e BAMDE (Feira de Santana) realizaram participação especial.
Clique aqui e confira fotos do evento.