Esta é a segunda etapa da ação realizada na região Oeste
Nos três primeiros dias de atendimento, a estratégia ‘Saúde em Movimento’ já realizou mais de 1,8 mil consultas e 220 cirurgias de catarata no município de Luís Eduardo Magalhães. Na manhã desta segunda-feira (26), o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, informou que a previsão é que até o final desta etapa, no próximo dia 1º de outubro, sejam realizadas cerca de quatro mil consultas e 1,4 mil cirurgias de catarata.
O superintendente Alonso esteve no local de atendimento acompanhado da diretora de Controle, Cláudia Almeida, e informou também que do total de consultas, mil são para alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e as três mil restantes para usuários do SUS acima de 60 anos de idade.
A organização e a qualidade do atendimento prestado à população foram destacadas pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz. “Estou impressionado com o que estou vendo aqui. Jamais imaginei que o atendimento seria realizado com este nível de excelência”, disse o gestor do município.
Impacto social
O prefeito também mencionou o impacto social que esta ação trará para o município e região, lembrando que as pessoas beneficiadas poderão voltar a viver normalmente e a exercer as suas atividades cotidianas com autonomia. O depoimento da aposentada Sílvia Bourscheidt, 63, reforça a opinião do prefeito.
Para ela, o ‘Saúde em Movimento’ chegou no momento certo. Segundo contou, há cerca de dois anos vinha tentando fazer a cirurgia de catarata do segundo olho. “Foi o melhor presente que eu poderia receber. Agora, depois desta cirurgia, vou poder recuperar totalmente a minha visão e fazer as coisas que fazia antes da catarata”, festejou.
Esta é a segunda etapa do ‘Saúde em Movimento’ realizada na região Oeste. A primeira aconteceu no município de Santa Maria da Vitória e efetuou mais 22 mil consultas e 10.152 cirurgias. As próximas etapas na região serão nos municípios de Serra do Ramalho e Barreiras.