Na noite desta terça-feira (27), o deputado estadual Zé Neto, líder do Governo e da Maioria, participou do primeiro dia de atividades da Jornada de Apoio à Estruturação e Gestão Qualificada dos Empreendimentos da Agricultura Familiar nos Territórios da Bahia, evento que reuniu cerca de 80 organizações ligadas ao setor e vai até a próxima quinta (29).
Realizado no Centro de Treinamento da EBDA, em Salvador, o evento é uma iniciativa da Superintendência de Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Suaf) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Bahia). Nestes três dias serão apresentados painéis sobre as perspectivas e novas ações atuais de apoio às Cooperativas da Agricultura Familiar na Bahia, mecanismos de apoio ao fortalecimento da comercialização dos produtos e possibilidades de financiamento à agroindústrialização dos produtos das cooperativas de agricultores familiares, além de exposição de produtos na entrada do Auditório.
Zé Neto destacou os trabalhos na Assembleia Legislativa que incentivam a agricultura familiar, atualmente três Projetos de Leis tramitam na Casa, um deles chegou a ALBA nesta semana. De autoria do Executivo, este PL institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater) e terá relatoria do deputado Marcelino Galo.
Segundo aposta Zé Neto, este projeto dará a capacidade de empreendedorismo aos agricultores. “Qualificação técnica é fundamental, e sem isto a agricultura familiar não vai andar. Há uma década não tínhamos a qualidade dos produtos como importante, para se ter um exemplo disto é que considerávamos a Vigilância Sanitária como uma inimiga. Hoje, entende-se que a vigilância é a própria qualidade, que dá a possibilidade de ser competitivo, de investir no negócio”, avaliou o líder do Governo, que ressaltou ainda o quanto o estado tem ouvido os agricultores e procurado entender a importância dos diversos papéis na cadeia produtiva.
Bastante citada durante o evento pela sua atuação na Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, a deputada estadual Fátima Nunes defendeu a necessidade de incentivar o mercado e a criação de crédito para o setor. Já a competitividade de mercado foi tema do discurso do deputado Marcelino Galo, que falou da necessidade do Governo continuar dando atenção ao agricultor familiar, para isso, Galo aponta a necessidade de criar condições de crédito similar as que atualmente são destinas ao agronegócio. O parlamentar destacou ainda os desafios de ampliar as assistências técnicas, fazer a regularização fundiária e autarquizar a Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia (CDA).
Lançamento
Também durante o evento, foi lançada a primeira edição da publicação Semi-árido em Revista, organizado pelo atual Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) e ex. Superintendente da Suaf, Ailton Florêncio. A Revista é fruto do Fórum e da Feira do Semi-árido, realizados em dezembro de 2010. O deputado estadual Joseildo Ramos assina um artigo na mesma e, durante o seu pronunciamento, parabenizou a qualidade do produto e a iniciativa.
“A Frente parlamentar da agricultura familiar precisa continuar com as discussões alinhadas aos fóruns, como o último, que aconteceu em novembro em Feira de Santana. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do país e precisamos continuar atuando para melhorias das condições de vida e trabalho destas pessoas”, disse Joseildo.
Ailton, que também marcou presença na Jornada, anunciou que a segunda edição da Revista já começou a ser pensada e lembrou a necessidade de atrair Universidades Federais para o semi-árido.
Junto com os deputados, compuseram a mesa os representantes da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), EBDA, Unicafes Bahia, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Casa Civil da Bahia e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Confira as fotos do evento.