Grupos organizados de mulheres, movimento feminista e representantes de instituições governamentais reuniram-se nesta quarta-feira (28), na Fundação Senhor dos Passos, em Feira de Santana, para discutirem a erradicação da extrema pobreza e o exercício pleno da cidadania das mulheres no Município.
Durante a primeira edição da Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, foram debatidas as Políticas Públicas municipais voltadas à promoção da igualdade de gênero, tendo como base o fortalecimento da autonomia econômica, além da elaboração de uma plataforma de diretrizes para compor o III Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (PEPPM), na perspectiva da criação do organismo executivo municipal de políticas para esse público e do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher.
Luciana Nascimento, da comissão organizadora do evento, relata que a participação e o poder de mobilização das minorias são fatores que reforçam a importância da Conferência. “Estamos com o foco voltado para autonomia das mulheres e precisamos trabalhar políticas para que a mulher legitime esta autonomia, a participação e o poder”, pontua Luciana.
Marcaram presença na Conferência a secretária de Política de Mulheres do Estado da Bahia, Vera Lúcia Barbosa; A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Maria Sampaio e o atual Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta.
Políticas Públicas para Mulheres O Governo da Bahia tem promovido ações de enfrentamento à violência contra mulher, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a discriminação de gênero, além de incentivar ações de educação sexual. Articulado com o Ministério Público, Delegacias de Atendimento à Mulher e Voluntárias Sociais da Bahia, alguma destas ações foram destacadas na Conferência, como por exemplo o Programa da Amamentação Regular, que prevê a ampliação da licença-maternidade - de 120 para 180 dias - para as servidoras estaduais.