Zé Neto, que se empenhou pessoalmente nos contatos entre o governo e a classe produtiva do município
Os produtores rurais da região de Feira de Santana vão ganhar um importante aliado na busca do desenvolvimento. No próximo dia 17 desse mês de março, acontece o anúncio oficial da abertura de uma Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) no município. O evento acontece a partir das 8 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Feira de Santana.
A implantação da agência da Desenbahia em Feira de Santana teve ação decisiva do deputado Zé Neto, que, diante da necessidade de um maior apoio aos produtores da região, percebeu a importância de contar com uma agência no município.
O gerente será Fábio Moncorvo, que ocupa atualmente a mesma função em Ilhéus. Será também atribuição da Gerência de Negócios de Feira de Santana o atendimento à região de Juazeiro.
Segundo Luiz Alberto Petitinga, presidente da Desenbahia, Feira de Santana ganha a Gerência de Negócios num momento favorável. O balanço operacional registra 13.355 operações de crédito em 2007, no montante de R$ 103,3 milhões. Do total de financiamentos, 70% foram destinados às micro e pequenas empresas e aos empreendedores autônomos. Ao todo, 163 municípios foram contemplados, sendo que 67,8% dos financiamentos destinaram-se a municípios localizados fora da Região Metropolitana. Para 2008, a Desenbahia projetou um volume de financiamentos de R$ 128 milhões.
“Temos a convicção que a implantação da agência da Desenbahia em Feira de Santana vai proporcionar a geração de empregos e renda. Levamos ao Governo do Estado a reivindicação e o pleito foi atendido. Esta é a nossa maior satisfação, de poder contribuir para o bem coletivo”, destaca o deputado Zé Neto.
Em 2007, a Desenbahia elaborou seu Planejamento Estratégico para o período 2008-2011, em estreito alinhamento com as diretrizes estaduais, que apontam para o desenvolvimento de cadeias produtivas: fortalecimento da agricultura familiar; reestruturação econômica da região cacaueira; apoio a micro, pequenos e médios empreendimentos; incentivo à agricultura irrigada; fortalecimento da economia do semi-árido; elevação da competitividade das empresas baianas; redução do desemprego e dinamização das regiões.
Outro foco, com vistas a reforçar as empresas de pequeno porte, é a meta de aplicação de R$ 22 milhões em projetos de empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. Um terceiro foco foi o estabelecimento da meta de aplicação de R$ 20 milhões para o micro crédito, em busca de geração de renda. A Desenbahia também estabeleceu como meta a aplicação de R$ 4 milhões através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Por fim, a meta de aplicação de R$ 7 milhões nos municípios pequenos, com prioridade para aqueles com receita operacional líquida de até R$ 15 milhões.