Além da CASE Zilda Arns, o Governador inaugurará residencial do Minha Casa, Minha Vida e participará do início do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas
O termo da cessão de Uso para implantação do Centro Integrado da Criança e Adolescente de Feira de Santana foi assinado nesta tarde de sexta-feira (07) e contou com a presença de dirigentes da Fundação da Criança e Adolescente (FUNDAC), representantes do Tribunal de Justiça e autoridades políticas, como o vereador Angelo Almeida (PT) e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT). O ato de assinatura ocorreu no Fórum Desembargador Filinto Bastos.
O termo oficializa a liberação de uso pelo Poder Público à FUNDAC para o funcionamento do Centro, que é o pioneiro do interior da Bahia a atuar integradamente, unindo o Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública e nova Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE). Esta nova Comunidade, que leva o nome da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, morta em 2010 durante missão humanitária no Haiti, destina-se ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e em regime de internação provisória. A nova unidade é uma parceria entre os governos Federal e Estadual e terá a capacidade de atender até 54 adolescentes. O investimento foi de R$ 11,34 milhões.
A diretora da FUNDAC de Feira de Santana, Ariselma Pereira, aproveitou o momento da assinatura para explicar a importância da nova unidade na prevenção da violência e socialização de jovens. “A CASE é fundamental para construirmos uma sociedade melhor, pois nela os nossos adolescentes, através de medidas socioeducativas, compreendem que a vida é mais importante e que o crime não compensa,” disse.
Ângelo Almeida, vereador de Feira, congratulou o Estado pela obra de apoio aos jovens infratores. “Parabenizo ao nosso Governo, na pessoa do governador Jaques Wagner, pelos importantes avanços que temos conquistado para a consolidação de políticas públicas voltadas para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente em nosso estado”, disse.
O juiz da Vara da Infância e Juventude, Walter Ribeiro, agradeceu a presença do deputado Zé Neto que, como líder do Governo, esteve representando o Estado. Segundo o juiz Walter Ribeiro, “os investimentos são importantes e necessários para a desmarginalização dos adolescentes da região de Feira.”
De acordo com Zé Neto, “essa ação deve se desdobrar dentro de cada bairro também, multiplicando as oportunidades e combatendo a discriminação e marginalização.” Para o deputado, os valores morais e a base familiar devem ser sempre prioridade. E as medidas socioeducativas, alternativas extremamente necessárias para a garantia de que as crianças e adolescentes sejam conduzidos, ou reconduzidos, a esses valores. “Esses indivíduos precisam de ajuda e a gente tem que ajudar, e não discriminar. A gente tem que ir até o problema e resolver, e não esperar que o problema bata à nossa porta”, afirma.
Jaques Wagner virá inaugurar a CASE – Durante sua fala, José Neto aproveitou para lembrar que, nesta segunda-feira (10), o Governador da Bahia, Jaques Wagner, estará cumprindo agenda em Feira de Santana, sendo sua primeira atividade a inauguração da CASE, às 09h. A CASE Zilda Arns situa-se na Rua Tobias Barreto (cruzamento com a Rua Artêmia Pires – próximo à FTC), S/N, bairro SIM. Além do deputado e do governador, participarão da inauguração a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de diversas outras autoridades estaduais e municipais.
Mais atividades do Governador em Feira – Seguindo a sua lista de atividades, o Governador baiano estará inaugurando também o Residencial Vida Nova – Módulos I e II – entregando mais 720 moradias do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. O residencial localiza-se na Rua Senador Quintino, bairro Aviário, próximo à Fazenda do Menor.
Às 11h, Wagner participará do Início do Funcionamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas, localizado na Rua Sabino Silva, n° 114, bairro Kalilândia.
Clique aqui para ver as fotos do ato de assinatura do Termo de Uso
Clique aqui para obter mais informações sobre a nova unidade da CASE