244 cidades do estado da Bahia serão beneficiadas
Com o objetivo de promover a auto-suficiência na produção do leite nos municípios baianos, ocorreu nesta segunda – feira (10), na Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Pecuária (Seagri), uma reunião com o secretário do órgão, Eduardo Salles, o superintendente da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Raimundo Sampaio e o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Wilson Dias. O Plano Estadual da Pecuária Leiteira faz parte do Programa Vida melhor.
Vão ser disponibilizados 180 técnicos do governo do estado da Bahia, para capacitar os agricultores rurais. A meta é promover o desenvolvimento social e econômico da cadeia produtiva do leite, gerando uma renda mensal para cada família da zona rural de pelo menos um salário mínimo por mês.
Serão desenvolvidas ações de infraestrutura, assistência técnica especializada a produtores, promoção de mercado institucional e unidades de beneficiamento.
Com a adesão de prefeituras e cooperativas locais, serão construídos 1.592 tanques comunitários de refrigeração em 244 municípios do estado baiano.
O plano estadual além de estar incluso no Programa Vida Melhor, tem parcerias com vários órgãos do governo do estado, a exemplo da Seagri, Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) dentre outras, coordenadas pela Casa Civil.
Estiveram também presentes: Marcelo Matos, diretor de pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Fábio Freitas, coordenador - executivo do Programa Vida Melhor e representantes da Sedes.