Zé Neto falou sobre as conquistas do Feira X na área habitacional, as quais deram suporte para que a comunidade avançasse, por exemplo, no mercado de trabalho e na geração de renda
Com o tema “Segurança alimentar e nutricional da população, mercado de trabalho e geração de renda,” foi realizado nesta sexta-feira (21) o I Seminário “Feira X em Ação,” projeto de autoria da Igreja Batista do Feira X. O deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), foi a autoridade política convidada a falar sobre as conquistas da comunidade.
Zé Neto, que também é cristão, confirmou o carinho que tem pelos evangélicos e também pela comunidade do Feira X. O deputado recordou que, junto com os moradores, enfrentou uma grande batalha iniciada há 15 anos. Zé Neto prestou sua prática advocatícia no tempo em que havia cerca de 800 famílias naquela região, que proporcionou uma vitória sem dimensão na conquista das casas.
Segundo Zé Neto, o governo estadual daquele tempo chegou a dar ordem de despejo aos mutuários inadimplentes, o que acarretou em preocupação e noites sem sono de muitos moradores do conjunto. Deputado Zé Neto ainda lembrou que, foi dona Maria Ramos, na época, agente comunitária de saúde, que tomou a frente do movimento que passou pelas igrejas católica e evangélica. “A igreja católica e a igreja evangélica, quando se reúnem, sendo ambas cristãs, ninguém segura. Isso foi muito importante para alcançarmos a vitória. Lembro-me como hoje que as senhoras e senhores, inclusive as cristãs mais idosas, foram as pessoas que estiveram a frente e as que mais lutavam pela causa. Reunimos aqui cerca de 600 pessoas, e conseguimos aqui, depois de seis anos, uma ação judicial com o Ministério Público, reconhecer que o débito de habitação que havia do Estado com a União. Então por isso que eu tenho uma alegria muito grande sempre quando eu venho aqui,” contou o deputado.
Quando se iniciou essa batalha, Zé Neto relembrou que ainda não era um agente político, nem tinha ainda a intenção de se tornar um. Devido a isso, Zé Neto disse que se orgulha mais ainda desta vitória, pois naquele tempo, sem o peso político, a luta era ainda bem mais difícil.
Analisando as vitórias na área da habitação em Feira de Santana, o deputado resumiu dizendo que, ao todo, foram 24 mil residências na cidade inteira que hoje estão quitadas, após travar uma verdadeira guerra para que as famílias carentes não perdessem suas casas. “Compramos essa briga e hoje me orgulho de ter feito parte dela. Lutamos em prol de vários conjuntos habitacionais como Feira X, Feira IX, Feira IIV, Viveiros e tantos outros. O mais importante é que conseguimos e hoje estamos aqui, cada um com sua casinha, sendo quase 9 mil residências que saíram de graça. Outras, a preços verdadeiramente simbólicos. Para mim, isso é uma satisfação, uma alegria e um incentivo para continuar lutando e vencendo,” ressaltou Zé Neto.
Na oportunidade, a Igreja Batista do Feira X anunciou a preparação para criação de uma cooperativa de corte e costura, o que gerará renda para as donas-de-casa da comunidade, que hoje muito se orgulham de ter a tranquilidade de possuir casa própria e poder trabalhar sem preocupação com gastos de habitação.
Confira aqui as fotos.