“Eu, como amante da cultura negra popular, fiquei extremamente feliz com o resultado desse importante evento que antecedeu, inclusive, ao lançamento do filme “Jardim das Folhas Sagradas” do grande amigo Pola Ribeiro. Parabenizo aos vereadores Frei Cal e Marialvo Barreto que solicitaram essa pauta,” disse Zé Neto
Na noite da quinta-feira (20), o deputado estadual Zé Neto (PT) participou da sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana que comemorou o Dia das Religiões de Matriz Africana, atendendo ao ofício de nº 14/2011, de autoria do vereador Marialvo Barreto (PT).
Entre as personalidades que compuseram a mesa, destacam-se o cineasta e diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro; a professora-doutora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Elizete da Silva; o coreógrafo Marco Caribé; o juiz da Vara da Infância e coordenador nacional da Federação de Culto Afro-Brasileiro, Walter Ribeiro da Costa Júnior; a coordenadora regional da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro, Maria das Graças Ferreira Santos e a presidente do Núcleo Odungê, Lourdes Santana.
A galeria da Câmara esteve ocupada por sacerdotes, adeptos, e simpatizantes das religiões afro-brasileiras, membros da imprensa e da comunidade feirense em geral. Zé Neto, que sempre prefere estar perto do povo, quis acompanhar a comemoração do Dia na galeria da Câmara.
De acordo com a professora Elizete da Silva, “Religiões de matriz africana são aquelas cuja essência teológica e filosófica seja oriunda das tradicionais religiões vivenciadas no continente africano. As religiões de matriz africana podem ser divididas em dois tipos: as religiões tradicionais africanas e as religiões afro-americanas,” explicou.
Segundo Zé Neto, as presenças de Pola Ribeiro, que falou sobre seu filme “Jardim das Folhas Sagradas” (que mostra a intimidade do Candomblé) e da professora Elizete da Silva, que falou a respeito da evolução do Candomblé e suas referências com as raízes africanas, “caracterizaram uma noite de extrema felicidade para Feira de Santana, podendo mostrar na cidade que a presença negra é latente, viva e acima de tudo, buscando suas identidades culturais pelo estado.”
“Eu, particularmente como feirense, amante da cultura negra popular, fiquei extremamente feliz com o resultado desse importante evento que antecedeu, inclusive, ao lançamento do filme “Jardim das Folhas Sagradas” do grande amigo Pola Ribeiro. Uma obra onde o tema do Candomblé e das demais religiões africanas é tratado de forma muita feliz. Parabenizo aos vereadores Frei Cal e Marialvo Barreto que solicitaram essa pauta para os que lutam pela cultura negra em nosso município e em nosso estado,” finalizou Zé Neto.
Confira as fotos aqui.