Cerca de 2 mil jovens de todo o estado deverão participar da Conferência de Juventude da Bahia, que teve a sua abertura na manhã desta sexta-feira, 28 de março e prossegue até domingo, na Escola Parque, em Salvador. A abertura foi marcada pela apresentação de danças e grupos artísticos. Estiveram presentes, além do governador Jaques Wagner, secretários de estado, deputados estaduais, federais e jovens dos 26 territórios de identidade.
A Conferência, considerada a maior do Brasil em termos de estruturação, apresenta stands de vendas com camisas, artesanato e um palco externo para a apresentação de artistas. O encontro também conta com um Centro Digital de Cidadania (CDC), com computadores conectados à internet e equipados com diversos programas. A unidade faz parte do Programa Cidadania Digital, de inclusão sócio-digital do governo da Bahia, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além disso, os jovens vão poder participar de experimentos interativos montados pelo Museu de Ciência e Tecnologia.
O governador Jaques Wagner, em seu discurso, disse estar muito feliz com a realização deste evento e fez uma homenagem aos jovens da década de 70. “Aqui presto a minha homenagem a todos os jovens de uma geração anterior a esta, aqueles que lutaram e morreram pelo sonho de resgatar a democracia na Bahia. Aproveitem daqui até domingo para debater idéias”, enfatizou.
Wagner ainda destacou que acabou o tempo do quem “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, esclarecendo que o seu governo é baseado no diálogo, liberdade, democracia e que a Conferência é um momento único para traçar políticas públicas legítimas e que reflitam as reais necessidades dos jovens baianos.
O deputado estadual Zé Neto, que participou da abertura do evento, foi lembrado pelo secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, pela atenção prestada em prol do evento, inclusive, colocando à disposição toda a estrutura do seu mandato na organização da Conferência.
“Estamos mais do que nunca ouvindo e falando muito, que é pra muito se ver. A Bahia já é outra e as tais liberdades que tanto lutamos a cada dia tomam o palco da política e inauguram um modelo de estado democrático que, com certeza, conseguirá devolver e criar novas e melhores condições de vida para o nosso povo baiano”, ressalta Zé Neto.