O cartunista feirense Borega foi homenageado na noite da última quinta-feira, 27 de março, no Behrmann Bar, em Feira de Santana, com a exposição de 13 ilustrações de períodos diferentes, que retratam personalidades da política local, estadual e nacional.
Amigos, familiares, políticos e fãs do seu trabalho estiveram no local para prestigiar o trabalho do jornalista Alexandre Requião Melo, 34 anos. O deputado estadual Zé Neto foi um dos que marcou presença no Behrmann, observando também a sua caricatura nas charges feitas pelo cartunista.
“Borega é a própria caricatura. Com seu jeito alegre, que só em estar presente conosco nos distrai levando a arte, alegria e demonstrando uma sensibilidade aguçada. Borega é um feirense que hoje tem um nome nacional e que tem ainda muito o que brilhar”, comenta Zé Neto.
BIOGRAFIA
Natural de Feira de Santana, Borega mantém a publicação de uma charge semanal, há 7 anos, na capa do jornal Tribuna Feirense, do qual extraiu, em sua maioria, charges de cunho nacional para a exibição. Da produção hebdomadária, destaca-se também as charges postadas no site Bahia Notícias ( www.samuelcelestino.com.br), do jornalista Samuel Celestino, do qual é colaborador, postando charges sobre a política local e nacional.
Publicou um livro, em 1997, reunindo as melhores charges do extinto Jornal Feira Hoje, de Feira de Santana. Entre suas ilustrações estão jornais e periódicos de sindicatos, associações, empresas privadas, órgãos públicos, organizações não-governamentais e na internet, como a caricatura de Tom Jobim que fez especialmente para o site oficial do maestro (www.jobim.com.br).
Borega ainda nutre outra paixão, além do jornalismo e do humor gráfico: é compositor e músico, um dos idealizadores, juntamente com o jornalista Luciano Aguiar, do grupo musical Matita Perê.