Objetivo é formar técnicos capacitados para administrar fatores de produção vegetal e animal
Uma das novidades do vestibular 2012.1 (Processo Seletivo–ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será a oferta de vagas para o recém-criado curso de agronomia, que terá como aspecto inovador a ênfase na preparação de profissionais para atuar na agricultura familiar.
Ao contrário dos antigos parâmetros, que privilegiavam os latifúndios, o novo projeto adotará os princípios da agroecologia, além dos saberes populares e tradicionais oriundos de experiências dos agricultores familiares e de comunidades indígenas e camponesas.
Novo modelo – A integração desses conhecimentos objetiva promover novo modelo de agricultura, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. O curso foi concebido com esse perfil após estudos feitos pela comissão da Uefs, que elaborou o projeto pedagógico.
Conforme levantamentos da comissão, a mesorregião centro-norte baiana, que engloba Feira de Santana e mais 23 municípios, apresenta estrutura fundiária com mais de 85% das propriedades rurais enquadradas na categoria de agricultura familiar.
Os dados apontam também que 70% da mão de obra ativa do segmento vive na zona rural, tendo na atividade agrícola a principal fonte geradora de emprego e renda. Mais informações sobre o curso de agronomia constam no portal www.uefs.br.
Os candidatos ao vestibular podem se inscrever pela internet até o dia 3 de novembro.