A festa, que vai até este domingo (30), ainda contará com palestras, missa campal, corrida de barco, torneio de dominó, torneio de pesca, natação, leilão, caminhada ecológica e atrações culturais com as bandas: A Vaqueirama, Mania de Paquerar, Olhar Sereno, Forró com Mel e Mano Val.
O Distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), em Feira de Santana, realiza de 28 a 30 de outubro, a 7ª Festa do Pescador e o I Seminário para o Desenvolvimento do Lago da Pedra do Cavalo. O objetivo do evento é discutir apresentar alternativas para aprimorar a vida de pescadores e ribeirinhos. O primeiro dia da festa contou com diversas autoridades de Feira e do Estado da Bahia, como o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler e o chefe de gabinete do Mandato da Luta, Aurelino Bento, que esteve representando o deputado estadual Zé Neto (PT). A estrutura da 7ª edição da festa foi montada na Fazenda do Mergulho, às margens do Rio Jacuípe.
Também compuseram a mesa de debate, o superintendente Federal da Pesca, Abelardo Filho; o ambientalista, Frei Monteiro; a professora Ivanide Santa Bárbara, do Movimento Negro Unificado, o secretário municipal de Desenvolvimento Economico e Turismo, Magno Felzemburg; o diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, Horácio Amorim; o técnico em Segurança do Trabalho, Sérgio Aras, além de vereadores de Feira e região.
O presidente da Associação de Pescadores, Jurandir Carvalho, abriu o evento por volta das 09h de hoje (28) destacando a importância do Lago da Pedra do Cavalo para a comunidade de Ipuaçu. “Estas famílias retiram seu sustento do lago e precisamos adotar medidas de preservação e melhor aproveitamento dele. Vamos estimular a atividade em cooperativa, melhorando as condições das vendas do pescado e conscientizar, cada um aqui, a importância de preservar os rios Jacuípe e Paraguaçu,” ressaltou o presidente.
De acordo com o secretário Eugênio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, não medirá esforços para apoiar as famílias ribeirinhas com estratégias para a recuperação das margens do lago, recuperação das nascentes e políticas para o cuidado da qualidade da água. “O Estado tem a responsabilidade de trabalhar essas críticas fundamentais, pautadas pela minoria, mas que implicam na qualidade de vida das pessoas,” destacou o secretário.
A festa, que vai até este domingo, ainda contará com palestras, missa campal, corrida de barco, torneio de dominó, torneio de pesca, natação, leilão, caminhada ecológica e atrações culturais com as bandas: A Vaqueirama, Mania de Paquerar, Olhar Sereno, Forró com Mel e Mano Val.
Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo para participar. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site www.sertaosustentavel.com.br
Confira as fotos do primeiro dia aqui.