Secretário apresenta a dirigentes de classe o projeto do Centro Logístico de Feira

O secretário estadual de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, anunciou nesta quarta-feira (02/04) em Feira de Santana a implantação do Centro Logístico do município, um dos seis que o Governo do Estado pretende instalar na Bahia. Juntamente com empresários e dirigentes de classe e o deputado estadual Zé Neto, o secretário esteve visitando o local de construção do Centro, na BR 324, acompanhado de empresários e dirigentes de entidades de classe, como CDL e Associação Comercial, através de Ricardo Falcão e Clóves Cedraz, respectivamente.

O Centro Logístico é uma antiga reivindicação do setor produtivo de Feira de Santana. Representantes de entidades de classe e empresários buscaram apoio junto ao deputado Zé Neto para que o pleito fosse levado ao governo estadual. O deputado não apenas encaminhou a reivindicação, como se empenhou pessoalmente para que o Centro Logístico saia do papel e vire realidade. Um esforço reconhecido pelos dirigentes de classe.

No ano passado os setores produtivos do município, acompanhados do deputado Zé Neto, reuniram-se o com o governador do Estado, Jaques Wagner, para discutir a criação do Centro Logístico, bem como outras demandas, a exemplo da restauração e ampliação do aeroporto João Durval, a retomada das obras do Centro de Convenções e a inclusão de Feira de Santana na malha ferroviária do Estado. O encontro resultou na formação do Grupo de Trabalho, que desde então, vem se empenhando para garantir estes benefícios para Feira de Santana.

Os Centros Logísticos surgem para suprir necessidades do setor produtivo. Esses equipamentos ofertam instalações especializadas em alojar atividades logísticas em condições acessíveis aos operadores que, por sua vez, obtêm vantagens de sinergia e economias de escala. Isso se traduz numa redução dos custos logísticos e, definitivamente, num aumento da competitividade das empresas.

Feira de Santana, por sua vez, é uma das grandes prioridades do Governo do Estado para implantação de centros logísticos, em virtude de uma série de características apropriadas: Feira é reconhecida como maior entroncamento rodoviário do Nordeste e, com mais de 600 mil habitantes, está situada a apenas 100 km de Salvador.

Entre os objetivos da implantação do Centro estão: atrair grandes investidores do setor de logística e atacadista para o Estado da Bahia; reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade dos produtos do Estado e do país; adicionar valor às mercadorias em trânsito no Estado da Bahia, gerando emprego, renda e oportunidades de negócios.

Estima-se uma superfície total para o Centro Logístico Integrado de Feira de Santana 120 Ha, no mínimo. As instalações previstas para o CLI são: centro de distribuição e concentração de mercadorias; ponto de integração multimodal; centro de serviços e agregação de valor; terminal ferroviário; centro logístico de granéis; porto seco e container freight station; plataforma logística de distribuição regional; centro de serviços integrados; truck center/centro de trânsito.

AEROPORTO

Em sua visita, o secretário Batista Neves também anunciou reformas no aeroporto de Feira de Santana. O projeto prevê uma série de benfeitorias: reconstrução de muro de fechamento; recuperação do balizamento noturno; recuperação da sinalização horizontal; recapeamento da pista e selagem das trincas do revestimento.

Os investimentos previstos são: revitalização do balizamento noturno (farol rotativo, sinalização luminosa e biruta iluminada) e dos equipamentos de comunicação – R$ 3 milhões; construção do muro e recapeamento da pista – R$ 2,4 milhões.

Outro importante assunto de interesse do feirense e que será abordado pelo secretário Batista neves, em sua visita à cidade, foi a duplicação do anel de Contorno de Feira de Santana, da BR116 Sul, e a recuperação da BR 324. Conforme o secretário, entre maio e junho sai o edital para realização das obras.

Para o deputado Zé Neto, responsável pela presença do secretário nesta quarta-feira na cidade, não apenas o Centro Logístico, como também a duplicação das BRs 116 e 324, e obras no aeroporto mostram a disposição do governo Wagner em investir no desenvolvimento de Feira de Santana. “São empreendimentos necessários para um município com a grandeza de Feira de Santana. Um município precisa de investimentos deste porte para alcançar índice de desenvolvimento satisfatório no seu setor produtivo”, destacou o deputado Zé Neto.

O secretário Antônio Carlos Batista Neves fez uma explanação sobre os investimentos anunciados pelo Governo do Estado. “Temos consciência da importância de investimentos como este na geração de emprego e renda para o estado e estamos convictos do grande alcance que os Centros Logísticos terão para os municípios contemplados e por consequência para o estado”, destacou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323