Os projetos das novas escolas já estão encaminhados. O terreno para a escola da Conceição já está definido; já o terreno para a construção da escola do bairro Viveiros será decidido ainda esta semana.
Para discutir terrenos onde serão construídas mais duas unidades da rede estadual de ensino, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), esteve reunido com o prefeito de Feira de Santana, Sr. Tarcízio Pimenta, o diretor da Direc 02, profº. Beldes Ramos e outros representantes do governo municipal, na manhã desta segunda-feira (31), na sala de reuniões do Paço Municipal.
Na reunião ficou decidido que uma nova escola da rede estadual será construída no bairro Viveiros, uma vez que os estudantes deste bairro têm que se deslocar até o bairro vizinho, Feira X, para poder estudar. Segundo o deputado Zé Neto, devido à distância que os alunos têm que percorrer diariamente, muitos acabam evadindo. Zé Neto reforçou que, com a nova unidade escolar no Viveiros, os jovens da comunidade poderão ter a freqüência escolar normalizada, além de desafogar a demanda das escolas do Feira X. Outra escola estadual será construída no bairro Conceição.
O terreno previsto para a construção da escola no Viveiros dispõe de uma área de 3.900 m². Porém, o projeto da nova escola pede 6.300m². O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, se comprometeu a procurar uma área que atenda as necessidades do projeto. Já o terreno da escola do bairro Conceição, já se encontra definido.
Os projetos serão encaminhados à Câmara Municipal, sendo votados na quarta-feira da próxima semana, já que nesta quarta (02) é feriado.
A nova escola do bairro Viveiros atenderá cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, terá seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra de esportes, dentre outros espaços.
Nivaldo Vieira, secretário de Relações Institucionais do município, destacou que esta obra do Governo do Estado com o apoio do Município, será mais um passo decisivo para a melhoria da educação na cidade. A nova escola tende a normalizar a freqüência dos estudantes na escola e diminuir significativamente os casos de desistência, uma vez que os alunos não terão mais que se deslocarem até as escolas do Feira X. Além disso, a nova unidade desafogará as escolas do Feira X, abrindo oportunidade para novos alunos,” destaca Zé Neto.
O prefeito Tarcízio Pimenta se comprometeu a enviar ao Governo do Estado, ainda esta semana, dois projetos de áreas públicas para a construção da escola do Viveiros e de mais uma escola no bairro Conceição. Logo após a aprovação do projeto pela Câmara, serão elaborados os editais de licitação para a construção dos prédios.
Confira as fotos da reunião aqui.