“Pela primeira vez, em menos de 24 horas, instalamos, praticamente, todas as comissões, restando apenas a de Meio Ambiente, que já tem acordo para sua montagem”, lembra Líder do Governo
Na manhã desta terça-feira (1º), durante reunião na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, a redefinição das Comissões técnicas da Casa - dissolvidas pela força do regimento interno no último dia 14 pela presidência do Legislativo -, foi apresentada e as mesmas foram reinstaladas. A dissolvição deu-se em função das mudanças na composição das Bancadas tendo em vista a movimentação de deputados (através de ingresso no Partido Social Democrata, PSD) entre os blocos parlamentares.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT) - que apresentou na última terça-feira (25) a lista com os nomes dos representantes de sua bancada para compor as comissões técnicas da Casa, passo fundamental para a instalação dos colegiados – explica a importância da celeridade na reinstalação das comissões, após várias séries de diálogo com seus colegas parlamentares. “Agora, a Casa volta a estar apta para reiniciar os seus trabalhos e analisar os projetos de interesse da sociedade baiana”, disse o deputado, que teve atuação destacada pela celeridade na formação das comissões no início desta legislatura, no mês de fevereiro.
“Graças ao bom entendimento com a Oposição e o acompanhamento do presidente da Casa, pela primeira vez, em menos de vinte e quatro horas instalamos, praticamente, todas as comissões, restando apenas a de Meio Ambiente, que já tem acordo para sua montagem. Hoje a tarde já foi possível discutirmos e aprovarmos a criação do um Plano Estadual de Juventude, um instrumento importantíssimo para orientar na criação e de políticas públicas voltadas para os jovens baianos”, concluiu Zé Neto.
Recomposição - A Bancada do Governo ficou com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que permaneceu sendo presidida pelo deputado Paulo Rangel (PT); Finanças, presidida pelo deputado Adolfo Menezes; Educação, mantida sob a presidência de deputada Kelly Magalhães (PCdoB); Saúde e Saneamento, cujo atual presidente é José de Arimatéia (PRB); Segurança Pública e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Temóteo Brito (PSD); Agricultura, cujo presidente é o deputado Luiz Augusto (PP) e Mulher, que continuará sendo presidida pela deputada Luiza Maia (PT).
A Oposição ficou com as comissões de Infraestrutura, que será presidida pelo deputado estadual Tom Araújo (DEM); Direito do Consumidor, que ficou sob a presidência do deputado Pedro Tavares (PMDB). A Comissão de Meio Ambiente, ainda não instalada, mas já tem existe diálogo de lideranças para que seja presidida de Adolfo Viana (PSDB), dependendo apenas do posicionamento da Oposição.