“Percebemos o dinamismo do governo baiano e sabemos que o governador Jaques Wagner tem uma política bastante dinâmica em relação ao emprego”, afirmou representante francês
Com o intuito de fortalecer as relações culturais, esportivas e empresariais entre a Bahia e o Departamento Charente-Maritime, que organizou a Regata Internacional La Charente-Maritime Bahia 2011, o secretário de Infraestrutura e governador em exercício, Otto Alencar, se reuniu nesta terça-feira (1º), na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com o presidente da Charente-Maritime Turismo e prefeito adjunto da cidade de Chatêlaillon-Plage, Stéphane Villain, e outras autoridades francesas, como o vereador do município de Loulay, Jean-Marie Roustit.
Stéphane Villain afirmou que saiu esclarecido da reunião. “O departamento está muito interessado em trazer empresas para cá. Agora estamos a par de como podemos fazer isso”. De acordo com o Villain, assim que chegar à França, os empresários interessados em investir no Brasil serão informados sobre o potencial baiano para atração de investimentos da indústria naval. “Percebemos o dinamismo do governo baiano e sabemos que o governador Jaques Wagner tem uma política bastante dinâmica em relação ao emprego”.
O chefe interino do governo estadual aproveitou a oportunidade para falar sobre as vantagens e possibilidades de incentivos para a realização de investimentos na Bahia e ressaltou o potencial náutico do estado, em especial da Baía de Todos-os-Santos. Desde domingo, os participantes da Regata Internacional La Charente-Maritime Bahia 2011 começaram a chegar a Salvador.
“Com a vinda da regata, os franceses viram as grandes possibilidades de investimento no litoral do nosso estado e, agora que estabelecemos as áreas e condições de investimentos que são adequadas ao Estado, podemos receber os empresários franceses”, disse o governador em exercício.
Compromisso
Alencar reiterou o compromisso do governo baiano em continuar apoiando o evento por meio de órgãos como a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Bahiatursa e a Secretaria Estadual do Turismo. “A atração de investidores estrangeiros faz parte das estratégias que têm sido adotadas pelo Estado para promover o turismo, entre outras atividades econômicas, na Baía de Todos-os-Santos”.
A relação entre Bahia e o Departamento de Charente-Maritime ganhou reforço em abril 2007 quando foi assinado um acordo de cooperação entre os dois governos. “O governador Jaques Wagner recebeu em 2007 essa delegação aqui. Tratamos hoje da possibilidade de investimento por empresas francesas do setor náutico. Temos possibilidades muito grandes de receber esses investimentos e uma demanda por embarcações de grande porte. Foi importante colocar a posição do Governo do Estado para que eles venham analisar as áreas e conhecer os incentivos que podem ser oferecidos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração”.
Representantes do governo baiano também têm realizado visitas à França no sentido de trocar experiências na produção de vinho e chocolate. Resultado destas iniciativas, Salvador sediará, no ano que vem, o Salon Du Chocolat.