Durante reunião nesta quinta (3), a estrutura para implantação do novo prédio esteve em pauta
Empenhado em defender os interesses da população feirense, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), articulou uma reunião entre o titular da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Oswaldo Barreto, da Fundação Santo Antônio (proprietária do prédio onde atualmente funciona a Escola Centro de Assistência Social Santo Antônio - ECASSA), Frei Cristóvão Melo de Matos, o gestor da Diretoria Regional da Educação de Feira de Santana (Direc 2), professor Beldes Ramos, e a diretora da Escola, Lúcia Branco, na tarde desta quinta-feira (3), na sede da SEC, em Salvador.
Na pauta da reunião, a atual situação da ECASSA, instalada há 52 anos em um prédio pertencente à Fundação que não teria interesse em renovar o contrato de locação com o Estado. Desde o início do caso, o deputado Zé Neto tem intermediado o processo de negociação entre as duas esferas. O interesse do parlamentar é respeitar o posicionamento da instituição católica, sem, contudo, prejudicar os mais de 2 mil alunos (nos três turnos letivos) e os funcionários da unidade escolar. Ele tem acompanhado cada etapa do processo, seja através da articulação de reuniões seja apontando alternativas para resolver a situação.
Na reunião o secretário Oswaldo Barreto, e o diretor do Centro de Assistência Social Santo Antônio - CASSA, frei Cristóvão, confirmaram que “o objetivo não é fechar a escola”. No encontro, foram colocados em pauta alguns terrenos que poderiam servir para a construção do novo prédio e ficou acertado que será feita uma inspeção nessas áreas. A preocupação do Governo Estadual é, sobretudo, com a localização e com a extensão dos terrenos, para que a escola fique em um local de fácil acesso e tenha espaço suficiente para atender as necessidades dos estudantes.
“A instituição está aberta ao diálogo”, afirmaram os representantes da Fundação Santo Antônio.
Para o professor Beldes Ramos, o mapeamento dos terrenos é uma prova do avanço nas negociações: “Agora existem opções concretas, possibilidades reais para a construção do novo prédio”, apontou.
Na próxima segunda-feira (07), será realizada uma nova reunião, onde serão apresentados ao Secretário da Educação os levantamentos das possíveis áreas. Essas informações irão ajudar na escolha definitiva do terreno, o que deve acontecer no mesmo dia.
A divulgação da área escolhida e o prazo para a construção do prédio devem ser divulgados na próxima semana. No entanto, Igreja e Estado garantem que as aulas na Escola Centro de Assistência Social Santo Antônio não serão interrompidas.
O coordenador de Educação Superior da SEC, professor Clóvis Caribe, e representantes dos Frades Capuchinhos, também participaram das discussões.