O total de armas recolhidas desde o inicio da campanha (04 de Janeiro de 2010), foram de 1017, dentre rifles, garruchas, espingardas, pistolas entre outros.
A campanha do desarmamento é promovida pelo Governo Federal e tem se estendido de forma a agregar cada vez mais os estados e municípios de forma concorrente na luta e prevenção contra a violência. Na manhã desta quinta-feira (17) aconteceu a solenidade de entrega das armas apreendidas pela Polícia Militar de Feira de Santana ao Exército da cidade, o qual na pessoa do Major Almeida, recebeu o oficio do Tenente Coronel Martinho comandante do 1º BPM de Feira de Santana, que designa a responsabilidade do Batalhão em repassar as armas para a 6ª região militar, que tem sede em Salvador, onde serão totalmente demolidas, uma vez que as armas já não estão em condições de uso, pois após o recebimento ou apreensão pela policia militar, elas são propositalmente amassadas.
O total de armas recolhidas desde o inicio da campanha (04 de Janeiro de 2010), foram de 1017, dentre rifles, garruchas, espingardas, pistolas entre outros. Esse total corresponde a Feira de Santana e algumas cidades próximas. O material do resto das armas será transformado em limalha, partículas de metal produzidas pela fricção, a idéia que foi lançada durante o ato é que o resíduo seja utilizado para confecção de cadeira de rodas para serem doadas as vitimas de armas de fogo.
Em discurso o Tenente Coronel Martinho demonstrou sua felicidade com a campanha e que disse que ampliar a divulgação, com o intuito de colher mais frutos, fazendo assim um trabalho preventivo de combate aos homicídios por armas de fogo, “é a primeira vez, depois de 40 anos de serviço na PM que vejo uma redução efetiva nos índices de criminalidade”. O coordenador da ONG MOVPAZ, Professor Clóvis Nunes, fez as exposições estatísticas e a cantora Márcia Porto fez o encerramento cantando a música PAZ pela PAZ, com todos os presentes de mãos dadas.
O ato contou ainda com participação da assessoria do Dep. Zé Neto, o prefeito Tarcízio Pimenta e o Secretario de Misael Freitas da SEPREV, inspetor da PRF Silvio Dias, a cantora Márcia Porto, Dermeval da Pastoral Carcerária e outros representantes do poder público e da sociedade civil, alunos da turma de formação da PM e a imprensa.
Confira as fotos aqui.