Z Neto intermedeia reunio entre a Holding do setor varejista, Mquina de Vendas, e o titular da Sefaz, Carlos Martins

Grupo, que congrega 908 lojas em todo o país, apresentou holding que emprega mais de 30 mil pessoas e projetos para o futuro na Bahia

Por intermédio do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto (PT), a diretoria do Grupo Insinuante apresentou ao secretário Estadual da Fazenda, Carlos Martins, na manhã desta quinta-feira (17), a nova estrutura do Grupo Máquina de Vendas, Holding criada em 2010, com a fusão das redes varejistas Ricardo Eletro e Insinuante. De lá para cá, além de administrar a Ricardo Eletro, a Eletro shop, a City Lar e a Gabriela, o grupo passou a congregar 908 lojas em todo o Brasil, tornando-se vice-líder do varejo no país possuindo a liderança do varejo de eletrodomésticos e móveis em três regiões do país.

Com sede fiscal em Vitória da Conquista, interior da Bahia, e núcleo administrativo em Lauro de Freitas, Região Metropolitana da capital baiana, ao todo o grupo emprega quase 30 mil pessoas em todo o país. Só em Lauro de Freitas trabalham mais de 2 mil pessoas. “Somos uma multiestadual com sede na Bahia e 24 postos espalhados pelo país”, sintetizou o diretor de Negócios da Holding, Marcos Brito.

Sobre os projetos para o futuro do Grupo - que nasceu em Vitória da Conquista, interior da Bahia, há 52 anos - a diretoria disse que a idéia é criar outros empreendimentos em logística e mais um Centro de Distribuição (CD). A respeito da Máquina de Vendas (com sede em Conquista) a pretensão é que ela seja transformada em uma financeira e, em seguida, em um banco. A Máquina de Vendas também quer abrir espaço para vender à pequenas empresas.

“Já trouxemos a sede da Ricardo Eletro, que ficava em São Paulo, para a Bahia e estamos trabalhando para trazer também a City Lar e a EletroShop. Nossa idéia é crescer sem sair da Bahia, onde temos um grande parceiro, o governador Jaques Wagner, que compreende a importância de empreendimentos como o nosso na geração de empregos diretos e indiretos, o que também significa crescimento para o estado”, ponderou Brito.

De acordo com o diretor Tributário da Máquina de Vendas, Hamilton Nogueira, esta operação já é a primeira em vendas na Bahia. “E nós pretendemos ser o primeiro do Nordeste tendo sempre uma base de operações aqui na Bahia tendo em vista sua logística”, afirmou.

Legislação, tributação e comércio eletrônico também compuseram o mote das discussões. Sobre este último tópico, a diretoria do Grupo revelou que, pelo menos, 12% de seu faturamento parte do comércio eletrônico, ou e-Commerce, prática considerada pelo titular da Sefaz como uma espécie de “sangria” de recursos para estados mais pobres. “Na Bahia, por exemplo, R$ 100 milhões deixam de ser arrecadados por ano, em função do comércio eletrônico”, apontou.

De acordo com Martins, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/06 -que prevê a aplicação da alíquota interestadual do ICMS às operações interestaduais de mercadorias destinadas ao consumidor final - é apoiada por 21 estados, incluindo a Bahia, que podem ser beneficiados com recursos tributários e manutenção de empregos. “Precisamos rever a legislação e estamos trabalhando para resolver a questão. Quando a legislação foi feita se falava em venda direta com o consumidor, mas essa relação mudou”, comentou o titular da Sefaz na Bahia ao apontar outro dado relevante: só neste ano, o e-Commerce já movimentou R$ 20 bilhões no país.

Zé Neto, que fez uma visita ao núcleo de Lauro do Freitas no último dia 02 de novembro, aproveitou para frisar a importância de se preservar o mercado interno e regional além de avançar no sentido de modernizar o atendimento para o consumidor final e pensar a substituição tributária (mecanismo de arrecadação de tributos utilizado pelos Governos Federal e Estadual) como meio de pulverização do desenvolvimento. Ele ainda lembrou as ações do Governo do Estado e da União no campo da logística em Feira de Santana, sua terra natal, a exemplo da ampliação do aeroporto da cidade, da criação do Polo de Logística, da ampliação do CIS e da requalificação viária, a exemplo da duplicação do Anel de Contorno da cidade e da construção da Avenida Nóide  Cerqueira, obras que estão a caminho.

“Nos colocamos sempre a disposição para o diálogo como vocês, uma empresa genuinamente baiana e animada para as vendas”, concluiu o secretário Carlos Martins, que foi convidado a visitar o núcleo administrativo do Grupo Insinuante em Lauro de Freitas.

Presentes: além do deputado estadual e líder do Governo na ALBA, Zé Neto (PT); do secretário Carlos Martins, Marcos Brito (Diretor de Negócios) e Hamilton Nogueira (Diretor Tributário), também participaram da reunião João Aguiar (Diretor de controle da Insinuante), José Carlos Mosselman (Diretor Tributário da Insinuante) e Manuela Oliveira, chefe de Gabinete do deputado Zé Neto em Salvador.

Clique aqui e confira mais fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323