“Se tudo correr no ritmo esperado, logo vamos gerar renda para mais de 750 famílias”, afirma Zé Neto
Na manhã desta segunda-feira (21), o Secretário Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Sales, cumpriu agenda em Feira de Santana. Dentre os compromissos estave a visita à FAMFS – Fundação de Apoio ao Menor de Feira. O Secretário esteve acompanhado pelo chefe de gabinete da Seagri, Jairo Carneiro, e foi recebido pelo presidente da fundação, Antônio Lopes Ribeiro. A intenção inicial foi conhecer as instalações da fábrica de fécula da instituição que é um local de geração de renda em potencial para integrantes da agricultura familiar. O presidente afirmou que todo o maquinário está pronto para funcionar, logo depois de uma visita ao galpão onde foi apresentado o pátio de produção.
Em uma roda de debates onde também estavam presentes a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário S.A, representada pela gerente na cidade, Edilza Reis; Rui Brandão e Maria Leonel, e ainda Francisco Petier representando a Aliança Cooperativa de Amido, foram levantadas questões como a real capacidade da FAMFS ser uma provedora, inicialmente, de fécula e, a partir do seu crescimento, poder também produzir derivados.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto, participou intensamente da discussão e sustentou: “o Estado está agindo como intermediário com a FAMFS que já autorizou, pelo seu Conselho Administrativo, a parceria com a Cooperativa COOPAMIDO, que possui conhecimento para aproveitar o que foi feito de certo e corrigir as dificuldades enfrentadas no passado”. A COOPAMIDO foi fundada em 2009 e tem a intenção de elevar os padrões da agricultura familiar.
Depois da rodada de discussão, ficou decidido o primeiro passo a ser dado: na primeira semana do mês de dezembro a BAHIAMIDO (empresa que presta serviços especializados à cadeia produtiva da mandioca com foco em amidos modificados) fará uma avaliação técnica para saber o que tem que ser feito dar início ao funcionamento do projeto. Na semana seguinte será a vez da FAMFS, EBDA e o deputado Zé Neto visitar as instalações da BAHIAMIDO para saber como a empresa funciona. A partir desse “Dia de Campo”, como intitulou o secretário, será programado, provavelmente para o mês de fevereiro, um encontro para divulgar aos agricultores como funciona a empreitada.
Estavam ainda presentes o presidente executivo da BAHIAMIDO, Ernani Zigiotto e o coordenador geral desta empresa, Anselmo Selhorst. A BAHIAMIDO está localizada no município de Laje, no Recôncavo baiano, e tem orgulho em enfatizar que é a única do segmento que visa realizar a rastreabilidade total dos produtos por meio de plataforma de dados.
Confira as fotos aqui.