O objetivo do Sistema de Esgotamento Sanitário é promover a melhoria da saúde e preservação do meio ambiente além de representar uma responsabilidade social com a população do município
Na noite desta quarta-feira (23), aconteceu no município de Santa Bárbara, uma Audiência Pública para debater sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). O objetivo do evento foi apresentar o projeto básico para implantação do SES e divulgar para a comunidade os procedimentos que serão adotados para tal implantação. A Audiência ocorreu no auditório do Centro de Saúde Almerinda da Silva do município e contou com a participação do prefeito do município, Jailson Santos; do gerente municipal da EMBASA, Edison Carneiro; do orçamentista e preparador de editais da EMBASA de Salvador, Carlos Alberto Rodrigues; da socióloga da EMBASA, Priscila Monteiro; da engenheira sanitarista e ambiental da EMBASA, Mirela Pontes e da advogada e assessora jurídica do mandato do deputado estadual e líder do Governo Zé Neto (PT), Dra. Andrea Mascarenhas.
A Audiência teve cunho explicativo, inclusive tirando dúvidas da população quanto à geração de empregos nas obras do SES e alterações de fluxo nas vias da cidade.
O objetivo do SES é promover a melhoria da saúde e preservação do meio ambiente além de representar uma responsabilidade social com a população do município. Hoje, apenas 4% do esgoto do município são coletados. A idealização do projeto é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal.
Segundo a EMBASA, foram aventadas três alternativas locacionais das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na cidade. A primeira alternativa localizada a 1,7 KM da zona urbana na direção oeste; a segunda, traz a opção de tratamento descentralizado, sendo que uma das ETE’s estaria localizada no mesmo local da primeira alternativa e esta segunda a 1KM ao leste da zona urbana; a terceira, estaria localizada a 1,25 ao norte da zona urbana.
Também houve estudo de três alternativas de composição da Estação de Tratamento, sendo:
Alternativa 1: Lagoas facultativas Lagoas de maturação;
Alternativa 2: Lagoa anaeróbica Lagoas facultativas Lagoas de maturação;
Alternativa 3: DAFA’s Lagoas facultativas Lagoas de maturação.
Foi escolhida a alternativa 3 devido a ser a alternativa mais econômica e que precisará de menos área, não causando prejuízos à qualidade do tratamento. Na oportunidade do estudo, também foram identificadas 7 bacias de contribuição ao sistema na região da cidade, por isso, foram previstas 7 estações elevatórias de esgoto, que escoarão o esgoto coletado em cada bacia para as ETE’s, onde a água será tratada.
A implantação do Sistema se dará em duas etapas, sendo que a segunda terá extensão de 7.738,50 metros. Já o investimento, estima-se estar na ordem de 19 milhões de reais.
Segundo o prefeito de Santa Bárbara, Jailson Santos, o orçamento municipal não possui capacidade de assumir o investimento total. Segundo o mesmo, a EMBASA e o Governo do Estado, representado pelo deputado Zé Neto (PT), que tem intermediado benefícios do Estado para o município, não têm medido esforços para que o projeto seja concretizado.
Jailson ainda afirmou que o projeto do SES foi acelerado para ser entregue ao Governo do Estado e que nos próximos meses, já haverá uma confirmação deste projeto.
De acordo com a engenheira da EMBASA, Mirela Pontes, a previsão é de que o projeto seja iniciado já no próximo ano, tendo duração das obras estimada em 24 meses.
Geração de emprego e capacitação profissional – Com as obras da implantação do SES, haverá aumento e vagas no mercado de trabalho na cidade, principalmente na área civil, dando destaque aos cargos de encanador. Mirela Pontes ainda ressaltou que, consequentemente a previsão da necessidade de mão-de-obra qualificada, a EMBASA e a empresa terceirizada que executará as obras poderão montar cursos de capacitação para a comunidade, beneficiando e valorizando os talentos locais e também tendo menor custo do que se trouxesse profissionais de outras localidades.
O prefeito Jailson encerrou a Audiência Pública afirmando que este é um momento histórico em Santa Bárbara em desenvolvimento urbano e também em geração de emprego e renda. O prefeito agradeceu o apoio do Governo do Estado em contribuir com o projeto e ao deputado estadual Zé Neto pela sua atenção com o município, que mesmo não podendo comparecer ao evento, fez questão de enviar a sua assessoria para conferir as decisões tomadas que garantirão a boa execução do projeto. “Esse é um serviço de grande valor porque vamos ter menos pessoas precisando de remédios”, destacou o prefeito.
Confira aqui as fotos.