Z Neto participa de lanamento de projeto de estruturao da cadeia de aves na Bahia

Com o projeto, o estado pretende descentralizar a produção com a complementação de abatedouros existentes por meio da construção de pequenas unidades frigoríficas


A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), lançou na manhã dessa quinta-feira (24), o projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Aves. O evento, realizado no auditório da Seagri, no Centro Administrativo, em Salvador, reuniu autoridades e representantes de associações e demais elos da cadeia produtiva da avicultura. O que o Governo do Estado quer é a estruturação da cadeia de aves na Bahia.

Durante o encontro que pontuou a importância da adequação dos avicultores às normas técnicas vigentes para elevar a qualidade do produto final, foram assinados os convênios com os presidentes das Cooperativas dos Produtores Rurais de Irará, Jairo Francisco Moreira e de Conceição da Feira, Adenilton Dantas para a construção de abatedouros e frigoríficos avícola de frango caipira. Nessas cidades serão implantados os novos modelos de planta apresentados no evento.

O deputado estadual e líder de Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), salientou a importância de ações desse tipo "Os abatedouros, sem nenhuma dúvida, são uma demostração clara, decisiva, de uma prática de governo que revoluciona e moderniza, criando produção, garantindo competitividade, que dá aos produtores uma alternativa definitiva em suas produções", avaliou Zé Neto. O deputado parabenizou ainda a atuação do secretário da Seagri Eduardo Sales e dos técnicos "que ajudam a tocar tão grandiosa tarefa".

Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil o estado pretende descentralizar a produção com a complementação de abatedouros existentes por meio da construção de pequenas unidades frigoríficas. A medida vai contribuir positivamente para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente para os pequenos produtores, criar novos polos avículas, promover a geração de emprego e renda melhorando a qualidade de vida nas cidades participantes, além de combater o abate clandestino e promover a saúde pública.

Atualmente o parque avícola da Bahia é composto por dois frigoríficos com inspeção federal (SIF), sete com inspeção estadual (SIE) e quatro com inspeção municipal (SIM), totalizando 13 matadouros. O estado é segundo maior produtor de frangos do Nordeste, atrás de Pernambuco, e 10º no ranking nacional, com produção de 100 milhões de frangos por ano.

 Também participaram do evento o secretário Estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), o prefeito de Irará, Devaldo Pinto e o prefeito de Conceição da Feira, Edvaldo de Sousa Santos, Paulo Emílio Torres; o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo Teles; Dorinho Mascarenhas, Jairo Francisco Moreira; o presidente da Associação Baiana dos Pequenos Produtores de Aves (Abapa), Gideon Almeida.


Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323