O evento, que acontecerá no dia 02 de dezembro, na Assembleia Legislativa da Bahia, foi proposto pelo senador baiano Walter Pinheiro e apoiada pelos senadores Lídice da Mata e João Durval e pelo deputado Zé Neto
No próximo dia 02 de dezembro, sexta-feira, a concessionária Via Bahia terá que fazer uma exposição sobre o desenvolvimento das obras e serviços na BR-324. A empresa é responsável pela manutenção do trecho que liga Salvador à Feira de Santana. O evento acantecerá às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia
A medida é uma ação do senador Walter Pinheiro (PT-BA), da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, e foi subscrita pelos outros baianos da Casa, Lídice da Mata (PSB) e João Durval Carneiro (PDT). A ação conta, também, com o apoio do Líder do Governo na ALBA, deputado Zé Neto (PT).
Segundo Pinheiro, a iniciativa de colocar o assunto em discussão foi devido ao não cumprimento dos termos do contrato. "A população baiana está descontente com os trabalhos da concessionária, com a lentidão das obras que provocam engarrafamentos diários de até 15 quilômetros de extensão, e com a possível utilização de materiais de péssima qualidade nas pistas de rolagem, que estariam aquém do desejável", disse a assessoria do senador.
No último dia 16, uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) estabeleceu um prazo máximo de 60 dias para que a Via Bahia execute e conclua as obras e serviços na estrada. Se a medida for descumprida a empresa terá que pagar R$ 50mil por cada dia de atraso.
Outra iniciativa importante no âmbito político e administrativo também ocorre na Assembleia Legislativa da Bahia. Na próxima segunda-feira (28) o deputado Zé Neto vai até Brasília entregar ao diretor Geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Bernardo Figueiredo, um documento com 29 assinaturas de deputados, da Bancada do Governo e da Oposição. O documento pede que a ANTT reveja os critérios de liberação de cobrança de pedágios, uma vez que a concessionária não está cumprindo com as exigências do contrato.