Projeto vai melhorar as condições de ensino para cerda de 40 mil professores e 1,1 milhões de alunos
A Assembleia Legislativa da Bahia realizou na manhã dessa terça-feira, 29, uma audiência pública na qual o Secretário de Educação da estado, Osvaldo Barreto, apresentou o projeto Todos pela Escola que vai melhorar e garantir a educação para jovens e adultos em todo o terrítório baiano. Fizeram parte da mesa a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço, Kelly Magalhaes (PC do B), o vice-presidente da mesma comissão, deputado Bruno Reis (PRP); o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALBA), Zé Neto (PT) e o coordenador geral do Pacto pela Educação, professor Clóvis Caribé.
O projeto tem como objetivo mobilizar mais recursos pedogógicos e conhecimentos de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes públicas de ensino. Para isso, foram estruturados 10 compromissos que serão a base para o desenvolvimentos de programas em áreas específicas de atuação, tendo como período de instalação o ano de 2014.
Entre as metas apresentadas estão: alfabetizar as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar; Ampliar ações de respeito à diversidade da educação básica; ampliar o cesso à educação integral; Combater a repetência e o abandono escolar; Asseguarar alfabetização aos que não puderam estudar em idade regular; Valorizar os professores promovendo sua formação; Consolidar o processo de eleição para dirigentes escolares; inovar e diversificar os currículos escolares; Estimular as inovações tecnológicas; Garantir o desenvolvimento dos jovens para a inserção no mercado de trabalho.
Em sua participação na audiência o deputado Zé Neto parabenizou o trabalho do governo do estado e da ALBA por priorizar, independentemente de partido ou interesses, a melhoria das condições de ensino no estado "Falta muita coisa, mas é preciso ter o pé no chão e fazer tudo que estiver ao alcance, com esse vigor demonstrado pelo secretário Osvaldo. Parebenizo ainda a bancada por demostrar, por meio de seu interesse, o quanto é importante trabalhar para os baianos", comentou.
Durante a audiência o secretário Osvaldo Barreto apresentou ainda o montante investido durante o ano de 2011. Calculou-se um aumento de 108% nas verbas de investimento para a educação de nível superior, aumento de 233% nas verbas direcionadas a alimentação escolar, um total de R$ 90 milhões; A construção de 91 unidade de ensino, principalmente em áreas rurais, reforma de 1.000 escolas e investimento de R$ 35 milhões em transporte escolar, serviço que atende cerca de 140 mil estudantes.