Dentre os assuntos tratados, o estado anunciará prorrogação de cobrança do SPED fiscal
Será realizada na próxima sexta-feira (09), em Feira de Santana, a reunião da Câmara Setorial do Atacadista e Varejista. Proposto pelo deputado estadual Zé Neto, o evento vai acontecer na Associação Comercial de Feira e tem como objetivo discutir temas relacionados ao setor, dentre eles o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
A reunião foi marcada depois de um encontro realizado em Feira de Santana onde técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia (SICM) discutiram e esclareceram dúvidas de contabilistas e do empresariado sobre a troca do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA) pelo Sistema SPED. A reunião do dia 09 vai contar com a participação do secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins e secretário executivo da Câmara Setorial e representante da Secretaria da Indústria e Comércio, Adhvan Furtado.
SPED - O Sistema Público de Escrituração Digital é um arquivo com um conjunto de informações referentes a operações, prestações de serviços e apuração de impostos dos contribuintes. O SPEP faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes em todo o país. Sua implantação é uma forma de dar mais transparências as movimentações fiscais e tributárias do setor já que visa integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal, mediante o compartilhamento das informações contábeis e fiscais. Tais informações ficarão disponíveis para as empresas, a Sefaz, Ministério Público, e para todo e qualquer cidadão.