O secretário veio solicitar o apoio dos parlamentar para a aprovação de dois projetos relacionadas à segurança pública na Bahia.
O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, reuniu-se na manhã dessa segunda-feira (12), na presidencia da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com o presidente da casa, o deputados estaduais Marcelo Nilo (PDT), com o Líder do Governo na ALBA, o deputado Zé Neto (PT) e com deputado Gildásio Penedo (DEM). Durante o encontro, o secretário esclareceu dúvidas dos parlamentares a cerca de dois projetos, ligados segurança pública na Bahia, que seram encaminhados a casa nos próximos dias
Um dos projetos discutidos durante a reunião já foi apresentado aos líderes e vice-líderes partidários em encontro realizado na Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM). Trata-se do projeto de implantação do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), que tem como objetivo reconhecer e estimular o bom desempenho dos policiais no exercício da profissão. Se aprovado, poderão receber a premiação os servidores da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Civil e do Departamento de Policia Técnica.
O segundo projeto visa a alteração da estrutura organizacional na Secretaria de Segurança Pública. O projeto prevê a criação da Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev), com finalidade de elaborar e executar ações de prevenção a violência em todo o território baiano, assim como, criação de 10 delegacias de homicídios: cinco no interior do Estado, quatro na capital, uma na região metropolitana de Salvador.
As medidas previstas no projeto de lei atendem a demandas do Programa Pacto pela Vida e tem como objetivo central a interiorização das ações de segurança por meio do aprimoramento de uma gestão que busca oferecer serviços de qualidade para o cidadão baiano.