"Com bom senso vamos procurar, ao máximo, trazer soluções para que a sociedade seja atendida", afirma Zé Neto
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviço Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), audiência pública para discutir sobre a abertura de processo licitatório para o transporte hidroviário da travessia Salvador – Vera Cruz. O serviço pretende atender cerca de 10.000 passageiros na alta estação fazendo a travessia do Terminal Marítimo, no bairro do Comércio para a Praia do Duro, em Mar Grande.
A audiência pública é o primeiro passa para a abertura de concorrência visando a outorga da concessão do serviço público. Durante a reunião vários setores da sociedade deram suas contribuições e discutiram, entre outros temas, sobre: a segurança dos passageiros, a condição dos terminais e canais de acesso, o melhor material para calado das embarcações (Aço, fibra ou madeira) e o número de empresas que irão explorar o serviço.
De acordo com o presidente executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, a licitação vai acorrer da forma mais democrática possível, sem a exigência ou condicionantes. "O processo vai refletir o respeito restrito as leis, todos terão os mesmo direitos", lembrou. O presidente da mesa esclareceu ainda que o objetivo maior é prestar serviço de qualidade a população baiana, independente da chegada dos eventos esportivos, como a Copa do Mundo FIFA. As palavras do presidente casaram com o pensamento do Deputado Estadual Zé Neto. "Esse é um momento de grande importância para a sociedade. Com bom senso vamos procurar, ao máximo, trazer soluções para que a sociedade seja atendida".
A empresa operadora ficará obrigada a fazer as adaptações necessárias para oferecer ao usuário condições de conforto e segurança durante a viagem. Desta forma, serão de responsabilidade desta o tratamento das embarcações, os cuidados com embarque e desembarque de passageiros, adaptação de dispositivos de acessibilidade para deficientes físicos, obesos, gestantes e idosos.
Estiveram presentes os diretores da Agerba, José Estevez, Luiz Trindade, Rondon Brandão, Cássio Moretti, José Mario, o representante da Seinfra/ Susped, Antonio Alves Peixoto, da Marinha do Brasil, Tenente Fernanda Barbosa, equipe da Associação de Transporte Marítimo do Baixo Sul (Astran), empresa Global Ship, o Deputado Luiz Augusto (PP), entre outras autoridades.
Veja mais imagens aqui.