Discurso de Zé Neto enfatiza atuação do Governo estadual

Confira, na íntegra, o discurso feito em plenário pelo deputado estadual Zé Neto, na última quarta-feira, 16 de abril. O parlamentar contesta a oposição fazendo a defesa do Governo Estadual e faz o comparativo com o governo “desastroso e excludente” administrado por Paulo Souto.

Zé Neto ainda cita o Programa Transparência Bahia, os investimentos que estão sendo feitos em Segurança Pública e a forma democrática que o Governo Wagner vem conduzindo a Bahia, ouvindo a sociedade e também a oposição, estabelecendo o Estado de Direito e mudando a cultura da Bahia.


Discurso:


O Sr. PRESIDENTE (Marcelo Nilo):- Horário das Representações Partidárias.

Concedo a palavra o Líder do Governo e da Maioria ou representante do PC do B para falar ou indicar orador pelo tempo de 10 minutos.

O Sr. Waldenor Pereira:- Sr. Presidente, falará pelo tempo de 05 minutos o deputado Zé Neto e nos 05 minutos restantes o deputado Edson Pimenta.

O Sr. PRESIDENTE (Marcelo Nilo):- Com a palavra o deputado Zé Neto pelo tempo de 05 minutos.

O Sr. ZÉ NETO:- Sr. Presidente, o a menos que já mostrou quem é, porque o secretário Rui colocou as coisas nos seus devidos lugares e, infelizmente, a Oposição, de imediato, pegou a carapuçazinha e veio pra aqui numa euforia que já conhecemos. Mas, deixar de lado a questão da estatura moral dessa discussão sobre se é leviano quem disse, se é leviana a atitude. Mas vamos mudar e colocar o ponto no “i”.

Estatura política: qual estatura política tem o ex-governador Paulo Souto, que sabe posar bem no que diz respeito à mídia, mas qual é a estatura política que tem o ex-governador Paulo Souto para comentar, como comenta nas rádios de Salvador, como agora passou a comentar em Feira de Santana dia de segunda-feira. Comentar o que, pelo amor de Deus? Responsável como foi, com uma administração desastrosa neste Estado e excludente.

Fico feliz quando vejo o deputado Gildásio Penedo dizer que os dados do governo, os dados oficiais.... Deputado Gildásio Penedo, meu amigo, a quem tenho elogiado por alguns comportamentos e ele sabe que faço de tudo, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, para conviver bem, e temos um relacionamento pessoal muito respeitoso. Agora, é muito bom ouvir o Líder da Oposição falar aqui nesta Casa que os dados do governo, que os números do governo, que os índices apresentados pelo governo, com credibilidade no que a gente apresenta... Isso é a demonstração mais clara de que nós mudamos essa Bahia, nosso presidente, deputado Marcelo Nilo. Mudamos a Bahia, porque nós passamos aqui como Oposição sem ter acesso sequer, deputado Waldenor, às contas do Estado. Não tínhamos acesso às estatísticas, as formulações eram todas maquiadas. Agora, querem falar de segurança pública, vamos falar, vamos falar.

Quem foram os responsáveis por deixar que em 3 ou 4 anos se aumentasse em mais de 90% o índice de violência, no que diz respeito a tráfico de drogas? Isso demonstrado pela própria Polícia Federal, porque não é uma ação só da Polícia Federal, é uma ação da Polícia Civil, da Polícia Militar e por aí vai.

Qual foi o comportamento de 2002 a 2006 do governo de V.Exª, deputado Gildásio Penedo? Mais de 90%, em três anos, de crescimento no tráfico de drogas, na Bahia. E agora nós estamos vivendo um outro grave problema, que é o desdobramento disso. Setenta por cento dos assassinatos, tanto na Região Metropolitana como no Interior, no caso de Feira de Santana, nós temos claramente envolvimento direto com o tráfico de drogas ou com a droga diretamente.

Nós temos uma grande tarefa. E estamos a recuperar o quadro da Polícia Militar, 3.200 quadros novos. Eu estou lá na minha cidade, Feira de Santana, com 140 policiais a menos em menos de 3 anos. E outra, podem vir aqui, hoje, esses que estão a reclamar direitos, e vão achar, desta Bancada de governo, o alento, o respeito e o diálogo como nunca acharam nesta Casa. Portanto, toda vez que aqui vierem vão ter um Líder do governo que tem estatura e que tem conhecimento da causa social para recebê-los. Muito diferente do que acontecia nesta Casa, quando davam as costas e sequer davam ouvido. Nós não só damos ouvidos como damos o alento, damos o diálogo e, acima de tudo, damos a segurança de que vamos buscar a legalidade e a justiça nesse Estado, como incessantemente temos feito.

Portanto, estatura política não tem o ex-governador Paulo Souto. Quem foram os responsáveis por todas as atrocidades cometidas na administração pública? Então, o governo não teve responsabilidade nenhuma com o que aconteceu na Ebal, com o que aconteceu no G-8, com o que aconteceu em todos os outros escândalos que se deram no curso desses 16 anos nebulosos, no que diz respeito à administração pública, no que tange, especialmente, à transparência, porque as coisas nunca eram claras? Ninguém tem responsabilidade, deputado Paulo Azi?

Agora, com extremo respeito a V.Exªs, eu digo, Sr. Presidente, para concluir, que V.Exªs podiam fazer o que vinha fazendo o ex-governador Paulo Souto, deviam manter-se quietinhos, caladinhos, guardadinhos nos seus cantinhos. O povo reclama, porque o povo tem legitimidade para reclamar, mas V.Exªs não têm.

(Não foi revisto pelo orador.)



Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323