Deputado aposta na democracia e no diálogo e faz um balanço das ações desenvolvidas no parlamento
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Zé Neto (PT), foi parabenizado pelo presidente da casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), em matéria publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta terça-feira (27). O parlamentar elogiou a habilidade do petista na condução e negociação dos mais de 400 projetos que transitaram na casa. As atividades parlamentares se encerraram no último dia 20. No total, 235 sessões plenárias foram realizadas, somente em 2011.
A democracia com que os fatos foram conduzidos na ALBA foi outra característica marcante da atual gestão, segundo Zé Neto, em discurso no plenário no último dia 21/12. Ele apontou a afinidade entre os governos executivo e legislativo como principal ferramenta de defesa dos interesses da sociedade. Ele ainda agradeceu a confiança que recebeu da Bancada a qual lidera.
"No meu ponto de vista, esse foi o ano mais positivo da Casa nos últimos nove anos. Eu vi, durante este ano, as Comissões funcionarem regularmente, vi este Plenário ter quóruns históricos. Vi o debate do Planserv, polêmico, espinhoso, mas que foi um debate necessário, inclusive para que pudéssemos ampliar e modificar projeto de Governo. No meu ponto de vista, esse é um dos maiores avanços deste período democrático, deste período republicano iniciado pelo Governador Jaques Wagner à frente do Poder Executivo, e comandando a Maioria na política do Estado", avaliou.
Desde que a Assembleia Legislativa entrou em recesso, Zé Neto tem sido convidado para participar de programas de rádio e de televisão para apresentar um balanço do desempenho da ALBA, em 2011.
Nos últimos dias o deputado foi entrevistado nos programas “Jornal da Manhã”, da Rádio Jovem Pan, “Balanço Bahia 2011”, do canal televisivo TVE Bahia e, na manhã desta terça-feira, no programa “Primeira página”, da Rádio Povo AM. Nesses encontros foram abordados pontos como crescimento econômico, infraestrutura, educação, saúde e o posicionamento sobre projetos polêmicos.
As ações do parlamentar
Zé Neto participou e apoiou diversas ações ao longo do mandato, segue algumas interferências que foram frutos do trabalho do deputado:
Fortalecimento e a reestruturação do Planserv, que permitiu nos últimos três meses a inclusão de mais 9.500 servidores público; Reajuste salarial de 7,29% para 76.238 professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental e médio na rede estadual (incluindo os aposentados); Criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, com seis municípios integrados;
Ampliação do CIS de Feira, com liberação de crédito de R$ 6 milhões, pelo Estado, para ser empregado no Centro Industrial Subaé; participação no programa Pacto Pela Vida, para a construção de uma sociedade mais segura e pacífica; aprovação da Lei Orgânica da Cultura e do Plano Estadual da Juventude, que vão nortear as ações do estado na área da cultura e definição de políticas públicas para a juventude, respectivamente.
Em Feira de Santana
Inauguração do Instituto de Cardiologia, investimentos no Hospital da Criança e Hospital Geral Clériston Andrade, novas unidade de pronto atendimento, investimento de R$ 250 milhões destinados ao saneamento básico e a reestruturação da rede de abastecimento de água. Novo SAC e novas escolas. Assistência à agricultura. Reestruturação do Conjunto Penal, entre outras ações.
Em andamento estão as obras para o aeroporto de Feira, processo de regulamentação do transporte alternativo e duplicação do anel de contorno da cidade, além de obras na BR-101. Dentre muitas outras ações discutidas, elaboradas, implantadas (ou em processo de implantação), apoiadas pelo deputado.