Bahiags bate recorde na venda de gs natural para segmento industrial

A venda de gás natural (GN) no segmento industrial baiano cresce em termos absolutos e relativos, e fechou 2011 em níveis recordes com um volume médio de 23,59 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia). Sintonizada com o bom momento do GN e da indústria baiana, a Bahiagás contratou e interligou dez novos clientes do segmento em 2011, ampliando as vendas em 4,6% sobre a média registrada de 2010.

Os números confirmam o papel estratégico da Bahiagás para o desenvolvimento socioeconômico regional, principalmente por sua expansão no estado. A Companhia é a quarta maior distribuidora de gás natural do país e faz da Bahia o terceiro maior estado consumidor do Brasil, com a maior média nacional de participação de gás natural na matriz energética industrial (27%).

A Veracel, produtora de celulose localizada em Eunápolis, no extremo sul do estado, foi o primeiro cliente a consumir gás natural (GN) na região. A empresa trocou o óleo combustível pelo gás natural desde outubro do ano passado e consume cerca de 100 m³/dia.

Redução dos custos

O GN alimenta o forno de cal onde a pasta de celulose é processada para transformação na matéria-prima vendida pela Veracel para indústrias de papéis finos instaladas no Brasil, na China e em outros países. A troca do óleo pelo gás proporcionou uma redução dos custos de operação e logística da fábrica em cerca de 20%.

De acordo com o diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, a substituição do óleo pelo gás natural trouxe não somente economia, mas também vantagens ambientais significativas e maiores facilidades operacionais. O produto fornecido pela Bahiagás para a Veracel é o chamado ‘gás de leilão’, negociado em contratos de curto prazo, com preços mais competitivos.

A Gerência Comercial Grandes Clientes (Gecog) da Companhia negocia com a Veracel um novo contrato de cinco anos, com projeção de elevar o fornecimento dos atuais 100 mil metros cúbicos por dia para cerca de 250 mil m³/dia.

Em 2011, a Bahiagás também passou a atender empresas como a Trifil e a DPAM/Nestlé, primeiros consumidores do Polo Industrial de Itabuna/BA; a Estireno do Nordeste (EDN), localizada no Polo Industrial de Camaçari/BA; e a Usina Biodiesel, primeira unidade de produção comercial de biodiesel da Petrobras, localizada no município de Candeias/BA.

Foram atendidas ainda a Sansuy (maior fabricante de laminados de PVC da América Latina), a Saint Gobain (fabricante de produtos para a construção civil), Sara Lee (processador de café), Lwart (especialista em coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados), e a Allog (fabricante de perfis de alumínio).

Novos clientes

Para este ano, a Companhia planeja a contratação e interligação de 12 novos clientes do segmento industrial, ampliando suas vendas em 300 mil m³/dia, o que significará um incremento de aproximadamente 8% sobre a média de vendas de 2011.

Entre as empresas a serem atendidas em 2012 destacam-se a Suzano, produtora de celulose localizada em Mucuri/BA; a Delfi, no Polo Industrial de Itabuna/BA; a Latapack, líder do mercado em latas de alumínio para bebidas e a Indústria de Refrigerantes São Miguel, localizadas no Polo Industrial de Alagoinhas/BA; a Pepsico, no Polo Industrial de Feira de Santana; a Saargumi e a Visteon, sistemistas do Complexo Ford.

Distribuição

Por uma rede de 640 quilômetros de gasodutos, a Bahiagás leva o gás natural para indústrias dos mais variados setores econômicos, como celulose, alimentício, metalúrgico, construção civil, automotivo e têxtil, além de petroquímico.

A demanda pelo gás tem relação direta com o crescimento econômico do Estado, tendo em vista o crescimento anual médio de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano, previsto pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

Neste cenário, a Bahiagás é apontada como uma distribuidora emergente no mercado nacional. Nos últimos dois anos, a Bahiagás e outras emergentes como Gasmig, BR-Espírito Santo, Gás Brasiliano e Sul Gás expandiram o volume de vendas em cerca de 1 milhão de m³/dia.

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