O deputado estadual Zé Neto esquentou as discussões da audiência pública ocorrida na manhã de quarta-feira, 30 de abril, na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembléia Legislativa da Bahia, com a presença do secretário de Segurança Pública, César Nunes.
O evento teve o intuito de apresentar o Plano de Segurança Pública para a Bahia, além de demonstrar o diagnóstico da violência e as ações desenvolvidas em todo o estado, mas a oposição da Casa tentou diminuir o debate criticando o aumento da criminalidade na Bahia.
O Secretário César Nunes rebateu os ataques da oposição com segurança e demonstrou, com a sua experiência, que o estado através de suas ações, está no caminho certo. “O aumento de homicídios se deu por conta do tráfico de drogas, mas a secretaria está fortalecendo o Serviço de Inteligência, para detectar os pontos mais críticos e superar esta situação” responde.
O ponto alto das discussões foi quando o deputado Zé Neto pediu a palavra. “Os ideólogos da oposição de agora passaram dezesseis anos no poder, nos entregaram um caos e vem cobrar solução para o que eles próprios construíram. Ora, resolver todos os problemas do governo em apenas um ano, seria um milagre. Gostaria de registrar aqui que esta Casa nunca abriu o debate como neste governo tem acontecido, inclusive, hoje a Assembléia está recebendo a visita de quatro secretários de estado. No caso da segurança pública, daremos todo o apoio para que os planos do secretário César Nunes, que já estão sendo executados, tenha o êxito esperado.”, destaca.
CONCURSADOS DA PM
O parlamentar ainda destacou a situação dos inscritos no concurso público para Policiais Militares de 2006. “Este é um governo especialista em arrumar o que na Bahia não foi arrumado. Somente neste governo foi regularizada a situação dos concursados de 1997 e agora teremos que resolver o problema dos inscritos no concurso de 2006 por causa de um erro no edital ocorrido no governo passado”, enfatiza.
Zé Neto se referiu a situação dos candidatos ao Concurso da PM, que por estarem com mais de 30 anos ao serem convocados, perderam o direito de ser efetivados. De acordo com o parlamentar, este pré-requisito (idade) deveria ser esclarecido no edital.
PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA
Na audiência pública foram anunciadas ações de modernização, renovação da frota de veículos e a ampliação do efetivo existente, com a nomeação de 3.200 policiais militares e 161 policiais civis até o final do ano, entre outras medidas.
O secretário fez uma breve análise da criminalidade e da estrutura que a SSP dispõe, destacando a importância da integração das polícias Civil e Militar, como também do Departamento de Polícia Técnica para a redução dos índices negativos. “No primeiro momento, a capacitação dos servidores e a renovação dos recursos materiais são os focos prioritários”, ressaltou.
A grande novidade anunciada para os presentes são as novas viaturas, com sistema de monitoramento GPS, que serão adquiridas com gestão terceirizada. Os veículos também contarão com moderno sistema de comunicação, podendo acionar outra viatura em qualquer município baiano.
César Nunes anunciou ainda a modernização do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com a construção de seis centros forenses no interior do estado e a implantação do sistema de identificação criminal (Afis), com a criação de um amplo banco de dados, como já acontece na Polícia Federal.
Além disso, o secretário apresentou ainda para esse ano a criação da Delegacia Virtual. Através do site da SSP (www.ssp.ba.gov.br) a população poderá prestar queixa de perda de documentos e notificar pessoas desaparecidas.