Salvador: Centro Digital tm mudado realidade de bairros pacificados

Com acesso gratuito à internet, os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) têm levado informação e educação aos moradores de vários bairros, em Salvador, beneficiando sobretudo os jovens, que passam a contar com um ambiente de lazer e aprendizado, longe das drogas e da violência. As comunidades do Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos já contam com os benefícios dos CDCs instalados nas bases comunitárias de segurança.

Na Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, inaugurada pelo Governo do Estado no dia 16 deste mês, o CDC já está iniciando suas ações. Os monitores e policiais passaram por processo de treinamento e os moradores foram cadastrados. Com 170 inscritos, as oficinas de informática começarão na próxima segunda-feira (30), e vão contar com sete turmas.

Gestor do CDC, o soldado Rodrigo Santos conta que o local está sempre aberto à população. “As pessoas entram, pedem informações, vão conhecendo. Aos poucos os laços vão se estreitando e nós vamos ganhando a confiança dos moradores”, diz.

Redução da violência

A ação é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) com o Pacto pela Vida, programa do Governo Estadual que visa reduzir os índices de violência e prevenir o uso de drogas. Nos CDCs são oferecidas oficinas de informática básica e noções de internet.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, a importância dos centros vai além da formação profissional, pois amplia as oportunidades para que os jovens adquiram novos conhecimentos. Um aspecto interessante do projeto é que os próprios policiais militares atuam nos CDCs e alguns ministram cursos, criando vínculos com a comunidade.

O soldado Renan Sant'Ana, gestor do centro no Calabar, conta que muitas crianças procuram o local. “Algumas chegam sem saber ler e escrever e, aos poucos, vamos ajudando e ensinando”, informa. Para ele, a maior vantagem oferecida pelo projeto é a oportunidade de manter os jovens fora das ruas e, consequentemente, do crime e das drogas.

O Calabar foi o primeiro bairro a receber uma base comunitária e, com ela, o CDC, em abril do ano passado. O centro conta com 11 computadores com internet e tem 235 moradores cadastrados, recebendo, em média, 30 usuários por dia.

Já foram realizados dois ciclos de oficinas de informática. O primeiro com seis turmas e o segundo com quatro. A duração do curso é de dois meses e meio a três meses. Para atender ao público, dois monitores se revezam das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira, e ocasionalmente aos sábados.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323