Medidas mais contundentes esto sendo tomadas para Feira, afirma Lder do Governo na ALBA sobre ocorrncias geradas por parte do quadro dos PMs em greve

Um efetivo de 150 homens da Força Nacional de Segurança desembarca em Salvador por solicitação do governador Jaques Wagner ao Ministério da Justiça

Após inúmeras reuniões, o Estado decidiu fortalecer o policiamento em Feira de Santana, e nas localidades que forem necessárias, dado o clima de tensão provocado por ocorrências geradas por parte do quadro dos Policiais Militares em greve nesta quinta-feira (2). De acordo com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), através do governador Jaques Wagner, a situação foi comunicada, inclusive, ao Exército.

Além de Companhias Especiais, que já foram deslocadas para Feira, a Polícia Federal entrará na operação que está sendo montada para manter a ordem na cidade e o Estado também está em contato com a Força Nacional, cujo efetivo de 150 homens desembarca em Salvador ainda nesta quinta-feira (2). Conforme avaliações, havendo necessidade da presença do Exército ele entrará em campo.

“Estamos agindo com atenção redobrada. Não podemos deixar de reconhecer que em Feira de Santana, o clima de tensão e as ocorrências impõem medidas mais contundentes, com as que estão sendo tomadas”, frisou o parlamentar. De acordo com ele, agora a noite, o policiamento será ampliado tanto pela Polícia Civil, que fará operações especiais, quanto pelos Policiais Militares que não aderiram ao movimento de greve, e também pelas Companhias Especiais, que estão sendo deslocadas para a cidade.

Como a grave foi julgada ilegal pela Justiça, o deputado acredita que o retorno ao nível de diálogo, necessário à construção da saída para os impasses, nesse instante passa pelo bom senso, legalidade e espírito de democracia, que devem nortear os destinos da Bahia. “Estamos buscamos soluções concretas, especialmente para esta situação que, momentaneamente, enfrentamos com o povo baiano”, afirmou Zé Neto.

O parlamentar lembra que a atual gestão estadual encontrou a PM acima da 20ª posição em ganhos salariais no Brasil e, atualmente, ela está em 8ª posição. “No último mês de novembro aprovamos o Projeto de Lei que cria gratificações entre R$ 400 e R$ 4 mil reais para toda a Segurança Pública, especialmente ao PMs, o que demonstra nossa disposição com a categoria”, disse ao referir-se ao Prêmio por Desempenho Policial, que reconhece o desempenho das corporações civil e militar no processo de redução da criminalidade na Bahia, o que reafirma o compromisso do Governo Wagner com as políticas públicas e ações continuadas na área da Segurança Pública.

Força Nacional e Exército vão reforçar a segurança em toda a Bahia - Um efetivo de 150 homens da Força Nacional de Segurança desembarca em Salvador nesta quinta-feira (2), por solicitação do governador Jaques Wagner ao Ministério da Justiça. Outros 500 homens chegam à Bahia para reforçar o policiamento ostensivo em todo o estado. Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entedimento do governador com a presidente Dilma Rousseff.

“Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal”, afirmou o governador Wagner. Ele disse, ainda, que “neste momento, o diálogo e o bom senso são as melhores formas de superar o impasse. Porém, na defesa dos interesses maiores da população baiana, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário”, concluiu Wagner.

Nesta sexta-feira (3) à tarde, o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado. "Vamos reforçar a sensação de segurança, já que a PM está nas ruas e apenas uma minoria está promovendo atos de vandalismo", afirmou o secretário Maurício Barbosa, em entrevista coletiva no auditório da Secretaria de Segurança Pública, ao lado do coronel Castro e do delegado-geral da Polícia Civil, Helio Jorge.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323