Governo vai construir duas novas escolas nos bairros Viveiros e Mangabeira, em Feira de Santana

Unidades disponibilizarão 600 vagas para estudantes

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (01) a cerimônia que marcou a oficialização da cessão dos terrenos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana para a construção de duas escolas da rede estadual de ensino na Mangabeira e Viveiros. As novas escolas disponibilizarão 600 vagas cada para estudantes do Ensino Fundamental II (antigo ginásio) e do Ensino Médio.

Na ocasião também foram assinados convênios para a municipalização de sete escolas estaduais na cidade, passando assim o processo de gestão escolar para a responsabilidade do município. 

Para o secretário Estadual de Educação, Oswaldo Barreto, que esteve presente no ato, “a educação deve ser tratada de forma estruturada. O desafio é a melhoria da qualidade da educação. Temos que melhorar a escola, pois sem isso não se melhora a educação. Temos que garantir o direito de aprender. A escola não é um depósito de alunos ele é um equipamento educacional. É como disse Anísio Teixeira: ‘a escola é uma máquina de fazer educação'”.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto - que em diálogo com representantes da Mangabeira e do Viveiros compreendeu a necessidade de implantar as unidades escolares levando o pleito ao Estado - também participou da atividade ressaltando a importância da cessão dos terrenos.

“Esse é um passo importante para a educação em nossa cidade. Feira de Santana é a cidade mais beneficiada com o Minha Casa Minha Vida e temos que levar escolas para atenderem esse público. É isso que vai acontecer com a construção das escolas nos bairros Mangabeira e Viveiros”.

Estrutura – As novas unidades dos bairrros Mangabeira e Conceição contarão com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra de esportes, dentre outros espaços importantes para o processo ensino-aprendizagem.

Municipalização – De acordo com o titular da Diretoria Regional de Educação de Feira (Direc 2), Beldes Ramos, a municipalização acontece em cumprimento ao previsto na Lei de Diretrizes Bases da Educação. A Lei institui que é de competência dos municípios gerir as ofertas em educação do maternal à quarta série.

As escolas a serem municipalizadas são as seguintes: Allan Kardec (bairro Jardim as Acácias), Lions das Itapororocas (Mangabeira), Olga Noêmia (Cidade Nova), Adenil da Costa Falcão (Jomafa), Erasmo Braga (Rua Nova), Amélia Dourado (Santa Mônica) e Juiz Walter Ribeiro (Centro).

Presentes - também estiveram presentes no evento o o prefeito da cidade, Tarcísio Pimenta; o subsecretário da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Jairo Carneiro; o secretário Municipal de Educação, José Raimundo;  além de vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

Confira as fotos do evento aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323