Hospital Aristides Maltez: governo est aberto ao dilogo, diz Z Neto

Zé Neto e outros deputados assistiram as colocações do diretor da unidade e propuseram sugestões para o impasse com a prefeitura

Representantes do governo e integrantes da sociedade civil reuniram-se na manhã desta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para discutir a situação do Hospital Aristides Maltez (HAM) que tem enfrentado dificuldades financeiras.

O líder do Governo na Casa, deputado Zé Neto, se colocou à disposição para discutir o assunto com o governo municipal. “O nosso interesse é encontrar uma solução para o problema”, garantiu.

Participaram do encontro o presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, mantenedora da instituição, Aristides Maltez Jr.; o superintendente de Gestão e Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Andres Alonso e o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Luiz Caetano, além de outras autoridades.

O Hospital Aristides Maltez foi fundado no anos 1940 e, hoje, é referência no tratamento dos mais variados tipos de câncer, em todo o país. A unidade funciona através de um convênio com a prefeitura de Salvador, mas nos últimos anos tem tido problemas com a receita. Segundo a direção da unidade, os valores repassados pelo município não cobrem as despesas com tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na reunião desta manhã, os parlamentares discutiram soluções para o problema. O deputado Zé Neto, deixou claro qual a posição do governo estadual em relação ao assunto:

“Estamos todos empanhados na resolução do problema. Para haver uma rede de saúde eficiente no Estado é preciso que haja uma parceria com os municípios. A saúde envolve muitos aspectos e estamos atentos à todos eles. Um exemplo disso é a ampliação, em 57%, da rede de saneamento básico na Bahia, por exemplo. Faremos todo o possível para solucionar o problema”, lembrou o parlamentar.

Segundo o diretor do hospital, o médico Aristides Maltez Jr., no ano de 2011 foram realizados 5.538 mil atendimentos na unidade e a demanda tende a aumentar. “Não vamos deixar de atender os pacientes, nascemos da solidariedade e nos mantemos fiéis a ela, mas precisamos do auxílio do governo para manter o funcionamento do hospital”, afirmou o Maltez Jr.

O superintendente da Sesab, Andreas Alonso, lembrou que a responsabilidade pela gestão do HAM é do município, mas disse que o Estado está disposto a contribuir para solucionar o empasse.

“Em nenhum momento nos negamos a conversar. O Estado hoje já ultrapassa as suas finalidades no que se refere aos investimentos em saúde no município de Salvador, mas podemos discutir outras concessões”, disse.

Dos 417 municípios da Bahia, 409 fazem uso dos serviços oferecidos pelo Hospital Aristides Maltez e 113 prefeituras colaboram mensalmente com doações de até um salário mínimo, em média. “O Aristides Maltez é um hospital importante para toda a Bahia e não podemos permitir, em hipótese alguma, o fechamento da unidade. A Assembleia Legislativa está de parabéns por ter tomado essa iniciativa”, afirmou o presidente da UPB, Luiz Caetano.

Dentre as soluções apresentadas pelos parlamentares estão: a criação de uma comissão especial para acompanhar o caso e a transferência do convênio com o município para o Estado.

A Comissão de Saúde e do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa foi quem articulou o evento. O presidente da mesa, deputado José de Arimatéia, lembrou que convidou também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para participar do debate, mas nenhum representante compareceu.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323