Deputado Z Neto e prefeito Wilson buscam solues para escassez de gua em Andara

Município sofre com seca prolongada e necessita de obras para ampliação do abastecimento de água

Preocupado com a situação da população de Andaraí, que sofre com a seca na região da Chapada Diamantina, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), articulou um encontro entre o prefeito do município, Wilson Cardoso, e o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho.

Desde o último dia 07 de março o governo municipal decretou estado de calamidade pública.

Na reunião foram discutidas formas de amenizar a falta de água na região. De acordo com o prefeito, o governo municipal investiu R$ 350 mil na ampliação do abastecimento de água e com carros pipas, mas não foi o suficiente para resolver o problema.

“Nós decretamos estado de calamidade. Há localidades na zona rural que há um ano não cai uma gota de chuva. Perdemos 60% do rebanho e a agricultura familiar, atividade mais preponderante na cidade, também está sendo prejudicada pela seca”, disse Wilson Cardoso.

Garantias - Dentre as ações discutidas, o presidente da Cerb garantiu que serão feitas a recuperação dos poços de Mocó e Ipanema, com vazão de 4.800 litros de água por hora e 18.000 L/h, respectivamente, que deverão beneficiar 420 pessoas, no total; autorizou a locação dos poços da Comunidade da Gia e Santo Onofre, que vão atender a 40 famílias, em média; e ficou assegurado, também, a realização das obras na comunidade quilombola de Fazenda Velha com a construção de um poço que terá vazão de 32.000 L/h atendendo a 150 pessoas.

Também foi autorizada a visita de técnicos às comunidade de Nova Vista e Pau de Colher. Nesta última localidade já existe poço perfurado e na ocasião foi garantida a conclusão da obra com a instalação de filtro com redutor de ferro, o que deixará a água adequada para o consumo humano, beneficiando 150 pessoas. Já em Nova Vista, o técnico fará um novo estudo para avaliar a possibilidade de ampliação da rede de abastecimento de água, existente, às comunidades de Residência e Gamelas.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o município de Andaraí. Algumas coisas já podemos encaminhar hoje, outras, no entanto, precisam de um pouco mais de tempo”, afirmou Bento Ribeiro Filho.

O município de Andaraí tem uma população de 14 mil habitantes que vivem exclusivamente da agricultura e da pecuária.

“Esta cidade tem uma extensa zona rural e possui muitos assentamentos, o que dificulta o acesso à água tratada em determinadas localidades. Nos últimos anos, temos voltado, mais ainda, a nossa atenção na questão de abastecimento de água para garantir que essa famílias possam ter acesso à água de qualidade”, aponta Zé Neto, ao afirmar que “muito já foi feito, mas vamos continuar buscando mais melhorias”.

Clique aqui e confira outras fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323