Lei de privatizao dos cartrios entra em vigor no dia 26 e deputado Z Neto comemora

A meta inicial, conforme Zé Neto, é elevar a quantidade diária de atendimentos e atingir metade de estados da região sudeste

Após diversas lutas do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia da Bahia, Zé Neto (PT) -  juntamente com demais parlamentares e interessados na resolutividade do problema - a fim de avançar na qualidade dos serviços prestados nos cartórios da Bahia, entrará em vigência, no próximo dia 26, a lei que privatiza todos os 1.549 cartórios extrajudiciais do Estado - sancionada em setembro de 2011, pelo governado Jaques Wagner (PT).

Cerca de 150 cartórios já estão inclusos à mudança quando a nova legislação começar a valer no Estado. Entretanto, algumas comarcas vão receber delegações provisórias até o resultado dos novos concursos. O presidente do Tribunal de Justiça, Mário Alberto Hirs, prevê, para os cartórios que ainda não foram adaptados ao novo sistema, a hipótese da fusão de tabelionato com registro civil.

O líder do Governo e da Maioria na ALBA estima que, a partir de agora, os serviços vão melhorar à população. "A falta de respeito com o cidadão vai acabar. Ele não terá que enfrentar longas filas e passar horas em busca de atendimento", destacou.

A meta inicial, conforme Zé Neto, é elevar a quantidade diária de atendimentos. “Nos cartórios de São Paulo são atendidas 500 pessoas por dia e aqui no estado são distribuídas apenas 50 senhas diárias por unidade cartorial. O objetivo é atingir a metade de atendimentos diários de estados da região sudeste”, enfatizou.

Sancionamento da lei - O governador Jaques Wagner havia sancionado a lei que privatiza os cartórios baianos no início do segundo semestre de 2011. À época, o até então projeto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa após passar por ajustes feitos por uma Comissão Extrapartidária, da qual o deputado Zé Neto fez parte, responsável por percorrer cinco cidades brasileiras com o objetivo de aprimorar o PL.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323