Novo servio de combate ao cncer do HDPA de Feira pode ficar entre melhores do pas

Cerca de 80 pacientes poderão ser tratados simultaneamente pelo acelerador linear, entregue pelo Ministério da Saúde ao Hospital Dom Pedro na semana passada

Pacientes com câncer em Feira de Santana e municípios adjacentes vão poder ficar mais esperançosos no combate à doença a partir do mês de maio em razão do novo serviço de radioterapia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). O acelerador linear foi entregue à unidade hospitalar na última quarta-feira (14), pelo Ministério da Saúde, após uma intervenção do Governo Estadual.

Agora, cerca de 100 pacientes poderão ser tratados simultaneamente pelo equipamento, segundo estimativas do HDPA. "Quanto mais simples é o tratamento, maior é o número de pacientes que podem ser tratados", explicou o oncologista e hematologista Augusto Mota, médico da unidade.

O equipamento vai dar mais eficiência e consolidar o serviço de radioterapia para paciente com câncer em Feira e deve suprir às necessidades iniciais da macrorregião Centro-Leste, onde Feira de Santana é a cidade de referência. Com o novo tratamento de combate à doença, a cidade estará em condições à altura dos melhores centros do país, caso seja considerado a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Os benefícios aos pacientes serão consideráveis. As pessoas que apresentam a enfermidade não vão precisar ter que se deslocar por longas distâncias, como ainda vem sendo feito, para receber o tratamento antineoplásico, o que resulta na ampliação das chances de cura", avalia o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT).

A angústia dos doentes e de seus familiares será minimizada graças ao entendimento entre o secretário Jorge Solla, o governador Jaques Wagner e o deputado Zé Neto, que têm trabalhado para fortalecer a gestão do HDPA em diálogo permanente com a diretora do Hospital, Sandra Peggi, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Borges.

Instalação - o acelerador linear deverá ser instalado em duas etapas: a primeira é mecânica e a segunda de calibração. O equipamento, que é de última geração, podendo atender, diariamente, a até 100 pessoas, estará em funcionamento no prazo de até 60 dias.

A Sesab, desde 2010, depois da aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), solicitou ao Ministério da Saúde a transferência, por cessão de uso, de aparelhos/equipamentos de radioterapia do Projeto Expand, para equipar o Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Hoje, a Rede Estadual de Atenção Oncológica atende pacientes nas regiões Leste (Salvador); Centro Leste (Feira de Santana); Sul (Itabuna e Ilhéus); Sudoeste (Vitória da Conquista) e Extremo Sul (Teixeira de Freitas).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323