Mandato de Z Neto intermedeia dilogo entre estado e trabalhadores rurais de Feira de Santana e regio

Foi proposto a realização de uma audiência pública para debater regularização fundiária com a população feirense

Prezando pela inclusão sócio-produtiva e pela qualidade de vida da população que vive na zona rural de Feira de Santana e região, o mandato do deputado estadual Zé Neto (PT) intermediou uma série de reuniões entre representantes do Governo do Estado e dos trabalhadores rurais desta localidade nesta terça-feira (20).

O abastecimento de água nos distritos da segunda maior cidade baiana esteve em discussão na Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), durante a manhã, quando reuniram-se o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Zé Grande; a diretora da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) de Feira de Santana, Edineide Queiroz; o membro da Cooperativa de Beneficiamento de Produtores da Agricultura Familiar de Feira – COOBAF-FS, José Cassiano; o tesoureiro do STRFS, membro do Conselho Fiscal do Consórcio Portal do Sertão e da CATRUFS, Jairo Francisco Moreira; o presidente e o chefe de gabinete da Cerb, Bento Ribeiro e Cláudio Mello, respectivamente.

Na oportunidade, Zé Grande solicitou a reativação de um poço no distrito de Maria Quitéria e a perfuração de outros em localidades ainda não atendidas por rede de abastecimento de água.

Assim, o titular da Cerb pediu para que os representantes dos trabalhadores identifiquem os poços a serem perfurados, instalados, descrevam as situações e encaminhem este levantamento à Companhia. Bento explicou que para que um poço seja instalado é necessário que pelo menos 15 famílias residam nas proximidades destes.

Como o tema “água para produção” também compôs o mote da reunião, Bento Ribeiro informou que essa discussão dever ser feita junto a Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que são os órgãos habilitados para atender ao pleito.

Como a população de Barra, em Feira, cresceu significantemente, Zé Grande pediu que fosse feita uma avaliação técnica para saber se há necessidade de modificar a bomba do poço ou reinstalar um novo no local. Pedido que foi prontamente aceito.

Bento Ribeiro lembrou que está sendo firmado um convênio entre a Bahia e o Ministério da Integração com prioridade de ação na região do semi-árido baiano. Assim, as localidades com até 25 moradias podem ser atendidas por cisterna, através da CAR, e aquelas com mais de 25 podem contar com sistema de abastecimento de água.

Para Irará, Jairo Francisco Moreira informou que, como a localidade da Baixinha já possui poço, as comunidades de Candeal e Sobradinho solicitam canalização para utilização de sua água. Em resposta, o presidente da Cerb disse que vai avaliar tecnicamente a possibilidade de perfurar poço na comunidade do Candeal e do Sobradinho a fim de dar celeridade ao atendimento do pleito.

Para buscar atender a outras demandas da Princesa do Sertão o mandato do deputado Zé Neto também articulou e acompanhou outros encontros na tarde desta terça-feira (20). As reuniões aconteceram na Bahia Pesca e na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), ambos os órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri).

No encontro com o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, Zé Grande solicitou a doação de 100 mil peixes do tipo alevinos para a criação em aguadas, nas margens dos rios Paraguaçu e Jacuípe, a fim de alimentar a produção e gerar renda para os pescadores que vivem e trabalham no local.

A Bahia Pesca se comprometeu a encaminhar um técnico para averiguar a qualidade das águas e, se for aprovada, a ação vai beneficiar cinco comunidades e cerca de 30 famílias que vivem na região.

O Coordenador Executivo de Desenvolvimento Agrário, Luis Anselmo de Souza, discutiu com os sindicalistas o processo de regularização fundiária e foi proposto a realização de uma audiência pública para debater o tema com a população feirense.

Neto trabalha em diálogo entre Estado e trabalhadores rurais de Feira - Atento às causas da população feirense, o deputado Neto tem intermediado negociação entre o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana. 

Como resultado disso, no último dia 29 de fevereiro, os representantes dos trabalhadores de Feira e outros municípios do Portal do Sertão foram recebidos pela Cerb, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a CAR, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Serin, na Governadoria, em Salvador. Neste momento, ficaram pré-agendadas as reuniões ocorridas nesta terça (20).

Em conversa com os representantes do Movimento dos Trabalhadores na cidade -  Grande e com Conceição Borges (da diretoria do STRFS) – no último dia 27 de fevereiro, durante ocupação da EBDA de Feira, Neto afirmou que ouvir os companheiros e trabalhar por melhorias para os feirenses é seu papel. "Vou continuar dando minha contribuição na interlocução com o Governo Estadual e Federal buscando minimizar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais", finalizou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323